Educação: Escola Marechal Costa e Silva realiza Feira de Ciências

O Projeto Pequenos Cientistas, I Feira de Ciências foi realizado com sucesso e muito entusiasmo pelos alunos do 5º ano A da Escola Municipal de Ensino Fundamental – EMEF Marechal Costa e Silva, na manhã desta quarta-feira (25).
O projeto se justifica pelo perfil investigador, curioso e participativo dos alunos do 5º ano, onde se vê nesses alunos um grande interesse e curiosidade pela ciência e por atividades e situações que envolvem exploração dos elementos naturais: água, chuva, terra, entre outros.
A idealizadora do projeto é a professora Daiany Freitas Resende, e disse que ao observar e refletir sobre estas situações constatou-se a grande necessidade que esses alunos têm de observar as reações que causam quando alguns elementos ou objetos se misturam ou sofrem alguma intervenção.
Os objetivos do projeto são estimular a elaboração de hipóteses e o espírito investigativo das crianças, encontrar respostas para suas dúvidas, descobrir o que faz um cientista, pesquisar biografias de cientistas, desenvolver e aguçar a curiosidade, motivar os alunos à persistência, observação e contemplação e promover a participação da família na confecção da experiência.
“Ao iniciarmos um projeto com perguntas instigantes, guiamos as crianças para o universo que se quer conhecer. Essas indagações fazem com que elas pensem e reflitam sobre os assuntos propostos, trazendo a pesquisa para o seu dia a dia, satisfazendo suas curiosidades e relacionando-as ao meio em que vivem”, disse a professora Daiany.
Os alunos estavam muito felizes e realizados com as experiências. Gabriel Andrade foi um dos alunos que falou que estava achando o projeto muito legal. “Desde o início do ano a gente está fazendo esse tipo de pesquisa. Aqui tem várias experiências feitas e o projeto da Feira de Ciências é bacana porque estimula o seu cérebro a fazer coisas cientificas, eu fiz uma experiência física e têm colegas que fizeram química”, destacou Gabriel.
Outros alunos também abordaram que puderam aprender muito com a feira, como as alunos Stephany Mattiuzzi e Vitória Sabará. “Gostei do Projeto, a gente tirou algumas experiências do site e do livro Manual do Mundo. Cada um realizou uma experiência diferente, e podemos aprender com cada uma”, disse Vitória.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Qualifica Aracruz abre inscrições para novos cursos gratuitos em parceria com o Qualificar ES
- Planejamento dá início ao ciclo do Orçamento Cidadão e já reuniu mais de 100 participantes nas primeiras audiências
- Pedagoga da Emef indígena Ybyrapytanga lança o livro “Kûatîarupema – Uma antologia Tupinikim”
- 2º Encontro Formativo do Ade Piraquê-Açú discute os avanços e desafios na implementação das estratégicas do arranjo focadas nos anos finais do ensino fundamental
- Meio Ambiente incentiva adoção responsável e cuidados com o bem-estar animal
- Cronograma de limpeza urbana se intensifica no município
- Inscrições abertas para a XII Conferência Municipal de Saúde
- Aracruz obtém Nota A+ em Capacidade de Pagamento do Tesouro Nacional e consolida posição de destaque em gestão fiscal
- Professores da Educação Especial participam de formação sobre inclusão, diversidade e sala de aula
- Assinado o decreto de Regularização Fundiária do Centro Empresarial "Guilherme Devens"