Secretaria de saúde faz alerta sobre casos da “Febre Zika”

Na última quinta-feira (29/10), a Gerência de Vigilância em Saúde, Coordenação do Centro de Controle de Zoonoses, Vigilância Ambiental e Gerência da Atenção Primária da prefeitura de Aracruz participaram de uma reunião na Câmara Técnica do Cosems, Vitória, juntamente com a Secretaria Estadual de Saúde (Vigilância Epidemiológica do Estado). Na ocasião foi informado que casos de Zika Vírus (ZIKV) surgiram na capital, um vírus que também é transmitido pelo Aedes aegypti, o mesmo da dengue.
Ficou constato que poucos são os trabalhos publicados acerca da infecção pelo ZIKV, sendo a maioria deles descrita como doença febril autolimitada, com grande semelhança com outras arboviroses como Dengue e Chikungunya. Embora a maioria dos casos se manifeste como formas leves, a doença tem potencial de desencadear doenças graves como a síndrome de Guillain Barré.
As principais manifestações clínicas são febre baixa, exantema maculopapular, artralgias (dores nas articulações), mialgias, cefaleia e conjuntivite. Já os sinais e sintomas menos frequentes são as dores de garganta, edema, tosse, vômitos e hematospermia. Muito mais preocupante que a infecção pelo ZIKV são a Dengue (de elevadas morbidade e mortalidade) e, mais recentemente, a Chikungunya (de elevada morbidade).
Diante da situação, a Secretaria de Saúde entende que um paciente com síndrome febril como a descrita acima, em que sejam considerados os diagnósticos de infecção por ZIKV ou por Chikungunya, o caso será conduzido como Dengue, seguindo o protocolo de manejo clínico desta infecção, uma vez que o potencial para formas graves e fatais da Dengue, quando tratada inadequadamente, muitas vezes é superior ao das demais arboviroses citadas.
Preocupação
Trata-se de uma doença nova que pode desencadear a má formação fetal em gestantes.
Além de ser o mesmo vetor da Dengue, que está presente no município, os sintomas também são os mesmos, o que possibilita que elas possam ser confundidas, por isso existe uma grande preocupação da Secretaria de Saúde em tomar todas as medidas cabíveis para evitar sua manifestação.
As medidas de Controle do vetor são as mesmas adotadas contra a Dengue. Sendo assim, trabalhos como visitas, realização de Bloqueio Costal e o UBV Pesado que está passando devido a epidemia de Dengue continuarão. Ainda não existe nenhum registro de casos suspeitos de Zika em Aracruz, mas os mesmos podem estar sendo confundidos com Dengue, devido a semelhança dos sintomas.
A Secretaria ainda fará a capacitação de médicos, enfermeiros e técnicos na próxima segunda-feira (09/11), já prevista devido a Dengue. Considerando a presença do vírus no estado, uma médica infectologista abordará a Zika, desta forma os médicos vão poder identificar casos suspeitos, caso apareçam.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Pedagoga da Emef indígena Ybyrapytanga lança o livro “Kûatîarupema – Uma antologia Tupinikim”
- 2º Encontro Formativo do Ade Piraquê-Açú discute os avanços e desafios na implementação das estratégicas do arranjo focadas nos anos finais do ensino fundamental
- Meio Ambiente incentiva adoção responsável e cuidados com o bem-estar animal
- Planejamento dá início ao ciclo do Orçamento Cidadão e já reuniu mais de 100 participantes nas primeiras audiências
- Cronograma de limpeza urbana se intensifica no município
- Inscrições abertas para a XII Conferência Municipal de Saúde
- Aracruz obtém Nota A+ em Capacidade de Pagamento do Tesouro Nacional e consolida posição de destaque em gestão fiscal
- Professores da Educação Especial participam de formação sobre a inclusão, diversidade e sala de aula
- Assinado o decreto de Regularização Fundiária do Centro Empresarial "Guilherme Devens"
- 2ª CONVOCAÇÃO - EDITAL 001/2025 -SEMSA