Secretaria de Saúde esclarece falta de medicamento do Programa de Combate ao Tabagismo
.jpg)
De acordo com a Coordenação do Programa Municipal de Controle do Tabagismo, o medicamento goma de mascar (2mg), que é disponibilizado pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA) / Ministério da Saúde, está chegando às cidades brasileiras em quantidades muito reduzidas. Ele é usado tanto para o alívio do desejo matinal, quanto para coibir o mau humor e a ansiedade, sintomas da abstenção.
O Programa Nacional de Controle do Tabaco (PNCT) é destinado aos servidores e munícipes que desejam realizar o tratamento. Ele conta com sessões de Grupo de Apoio Terapêutico ao Tabagista (GATT) e fornecimento de medicação. Atualmente os medicamentos considerados de 1ª linha no tratamento da dependência ao cigarro e utilizados no Brasil são os adesivos transdérmicos, para a terapia de reposição à nicotina, ou goma de mascar, e o cloridrato de Bupropiona (BUP).
Contudo, esses outros medicamentos permanecem sendo enviados normalmente e em quantidades suficientes para que possam ser substituídos como linha de tratamento sem trazer prejuízos ao usuário que se encontra em acompanhamento no programa.
Ao tabagista que está em tratamento é importante reforçar que o apoio medicamentoso tem um papel bem definido dentro do processo de abandono do fumo, que é minimizar os sintomas da abstinência quando estes se mostrarem graves e persistentes.
A Secretaria de Saúde da prefeitura de Aracruz afirma que os profissionais de saúde envolvidos no programa municipal de controle do tabagismo como os médicos, enfermeiros, psicólogos e farmacêuticos, já foram informados sobre essa redução e que todos conduzirão o tratamento dos pacientes da melhor forma, até que o fornecimento da goma de mascar seja regularizado pelo Ministério da Saúde.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Aracruz promove Conferência e contribui para construção da nova Política Nacional de Desenvolvimento Urbano
- Desenvolvimento Social realiza entrega de materiais permanentes ao Recanto Feliz, em Guaraná
- Projeto Estação Brincar leva teatro e formação sustentável para escolas da Rede Municipal de Ensino
- Estudantes da Emef Zenília Varzem Ribeiro são contemplados com a “Festa da Inclusão: a empatia não tem idade”
- Pedagogos da Rede Municipal de Ensino participam de reunião de alinhamento com equipe técnica da Educação
- Prefeitura realizou mutirão de consultas oftalmológicas e reumatológicas no último sábado (10)
- Síndrome Gripal: o que você precisa saber para se proteger e cuidar de quem você ama
- Ecopontos: solução sustentável para descarte de entulhos
- Dia D: Unidades de Saúde recebem aracruzenses do grupo prioritário para vacinação contra gripe
- Educação realiza oficina para orientar pedagogos e articuladores quanto à aplicação de avaliações de fluência leitora