Projeto Escola no Mangue é realizado em Aracruz

Na tarde desta quinta-feira, 20 de agosto, alunos da EMEF Zilca Nunes Bermudes, em companhia dos professores, Instituto Peroá e a equipe da Gerência de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Aracruz, estiveram no manguezal de Santa Cruz para participar do primeiro dia das atividades do Projeto Escola no Mangue 2015.
Trata-se de uma iniciativa da Secretaria Municipal de Meio ambiente (Semam) em parceria com Instituto Peroá e apoio do Corpo de Bombeiros. O Projeto visa desenvolver uma consciência ecológica e cidadã com alunos, transformando-os em multiplicadores, em prol da proteção do manguezal.
De acordo com a Semam, a sustentabilidade ambiental desses ecossistemas está gravemente ameaçada devido aos impactos provocados pelo lançamento de esgoto e lixo nos rios, desmatamentos, pesca predatória, aterros e a introdução de espécies exóticas.
Em função dessa realidade tornaram-se necessárias atitudes que colaborem para impedir a degradação e poluição, cada vez mais constante nesse ecossistema. Desta forma, um dos meios para minimizar essas ações é a realização de programas de Educação Ambiental como o Escola no Mangue, o que permite o surgimento de uma harmonia entre as atividades humanas e o ambiente.
Atividades
O projeto envolverá alunos e professores de 6º ano do Ensino Fundamental das seguintes escolas municipais: CMEB Paulo Freire; EMEF Zilca Nunes Bermudes e EMEF Professora Maria Inês Della Valentina, sendo duas escolas da sede e uma de Jacupemba. O objetivo é apresentar o ecossistema a muitos alunos, que nunca tiveram a oportunidade de conhecer um manguezal, promovendo assim a sensibilização e conservação do mangue e toda sua biodiversidade.
Durante a visita técnica os alunos irão participar de várias atividades enquanto estiverem no manguezal e poderão conhecer parte e funcionamento desse ecossistema: a fauna e a flora, como a vegetação típica que conta com três tipos: o mangue vermelho, branco e preto (siriúba ou siriba).
Contará com a participação do cacique de Caieiras Velha, Manuel dos Santos, que também é catador tradicional de caranguejo, o qual realizará a demonstração da cata do caranguejo-uçá. Em seguida os alunos farão uma visita técnica de escuna, onde além de receber mais informações sobre o rio, poderão desfrutar de uma bela paisagem natural do Rio Piraquê-Mirim.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Estudantes da Emef Zenília Varzem Ribeiro são contemplados com a “Festa da Inclusão: a empatia não tem idade”
- Pedagogos da Rede Municipal de Ensino participam de reunião de alinhamento com equipe técnica da Educação
- Prefeitura realizou mutirão de consultas oftalmológicas e reumatológicas no último sábado (10)
- Síndrome Gripal: o que você precisa saber para se proteger e cuidar de quem você ama
- Ecopontos: solução sustentável para descarte de entulhos
- Dia D: Unidades de Saúde recebem aracruzenses do grupo prioritário para vacinação contra gripe
- Educação realiza oficina para orientar pedagogos e articuladores quanto à aplicação de avaliações de fluência leitora
- Árvores que estavam danificando prédios escolares são substituídas por espécies diferentes
- Aldeia de Caieiras Velha realiza o Campeonato Indígena de Futebol de Areia neste final de semana
- Nova secretaria marca um passo estratégico e necessário na evolução da gestão urbana da cidade