Serviço de atendimento para mulheres vítimas de violência será ofertado na Casa Rosa

Com o objetivo de qualificar e humanizar a assistência às mulheres vítimas de violência, a Secretaria Municipal de Saúde de Aracruz pretende organizar o atendimento na Casa Rosa através de uma equipe multiprofissional. Atualmente na Casa Rosa já funciona o programa de pré-natal de alto risco, planejamento familiar e atendimento especializado para mulheres com alteração nos exames de mamografia e preventivo. A intenção é que a partir de maio, sejam ofertados acolhimento e tratamento às mulheres vítimas de violência através de atendimento médico, psicológico, consulta de enfermagem e de assistente social.
A secretária Municipal de Saúde, Nalva Bernadete, participou nesta quarta-feira (22/04), de uma reunião com representantes da Secretaria de Saúde e com a delegada da Mulher, Amanda da Silva Barbosa, para tratar dessa problemática. Segundo a secretária, a intenção é modificar o fluxo de atendimento, onde a Casa Rosa será organizadora desses atendimentos. O hospital ainda prestará atendimento imediato os casos de lesão corporal grave, mas a Casa Rosa dará prosseguimento ao acompanhamento dessa mulher. Dessa forma, teremos mais conhecimento de estatísticas e perfil epidemiológico da violência contra a mulher no município.
“Com essa medida vamos ter mais controle sobre as informações, poderemos organizar melhor os nossos serviços de saúde e melhorar cada vez mais o nosso atendimento”, explicou Nalva. Ela contou que atualmente, após o atendimento na delegacia, a vítima é encaminhada para vários locais diferentes para fazer os exames na área de saúde que dizem respeito à ocorrência. “Isso traz alguns transtornos e até dificulta o atendimento, levando até a desistência em alguns casos”, contou.
Além da implementação deste atendimento, a secretária informou que tem planos de ampliar os serviços com a implantação de odontologia e educação física com foco nas gestantes. “Nossa intenção é trabalhar cada vez mais em prol da saúde da mulher, principalmente as mais vulneráveis”, contou Nalva.
A delegada da Mulher, Amanda da Silva Barbosa, mostrou-se entusiasmada com a nova medida e crê que a centralização no atendimento é muito importante para o tratamento das mulheres vítimas de violência. “Ter que ir a muitos locais causa embaraços e acaba sendo um fator de desistência, creio que agora isso vai mudar”, falou.
A Casa Rosa de Aracruz conta com uma equipe multidisciplinar com 10 profissionais da saúde, entre eles, médicos ginecologistas, enfermeiras, técnicas em enfermagem, psicóloga, nutricionista e assistente social, que atendem cerca de 50 pacientes por dia. Ela fica localizada em frente ao mercado municipal, sendo que o funcionamento é de segunda a sexta, das 7h às 16h. O acesso ao atendimento se dá por encaminhamento feito pelas unidades básicas de saúde conforme a natureza da demanda.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Município implanta Polo de Educação Ambiental e Base de Apoio ao Turismo de Observação de Baleias
- Qualificação profissional fortalece a carreira dos servidores e contribui para o avanço da gestão pública
- Educação recebe representantes do Conselho de Alimentação Escolar de Aracruz (CAE) para reunião de acolhimento dos novos membros
- Prefeitura vai realizar Consulta Pública do Diagnóstico - Plano de Gestão Integrada
- Assinatura do decreto de aprovação da Regularização Fundiária do Centro Empresarial acontece nesta quarta-feira (20)
- Processo Seletivo Simplificado Semed n.º 002/2024: Educação divulga a 27ª Chamada
- Informativo edital 004/2024 - Aldir Blanc
- Processo Seletivo Simplificado Semed nº 004/2023: Educação divulga a 75ª Chamada
- Mais Renda: Prefeitura divulga lista de pagamento referente a julho
- Sapion Summit: Aracruz participa do maior evento de educação do Espírito Santo