SAAE Aracruz conscientiza a população quanto ao racionamento de água
Aracruz a exemplo de outros municípios brasileiros vem enfrentando um processo de longa estiagem e secas. A consequência disso é que todo o município está na iminência de passar por um período de racionamento. Em alguns lugares onde a situação é mais crítica, como Santa Rosa a água começa a ser racionada a partir da próxima semana. Em função, disso o SAAE alerta que é necessário consumir de forma consciente e não desperdiçar.
Segundo dados do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Aracruz (SAAE), Aracruz possui ao todo 10 mananciais responsáveis pelo abastecimento de todo o sistema de tratamento de água do município. Em função da seca prolongada e da escassez de chuvas todos eles estão com os reservatórios abaixo da média esperada para este período do ano.
O diretor do SAAE, Robson Fracalossi, explica que em alguns locais do município a situação é mais crítica e devem passar por racionamento. Segundo ele, Santa Rosa começará a ter a rotina de abastecimento alterada a partir desta segunda-feira (06/10). “Os moradores receberão a água na parte da manhã, mas a tarde o fornecimento fica suspenso”, disse.
Ele pede que a partir de agora, as pessoas passem a consumir a água de forma mais consciente e sem desperdícios. Fracalossi aconselha os moradores a adquirirem reservatórios para armazenar o produto em casa para minimizarem os incômodos oriundos do racionamento, que a depender da falta de chuva pode vir a ser mais intenso.
Não desperdiçar é a ordem
Como a iminência de um racionamento de água é muito grande atualmente, saber o que fazer para economizar passou a ser algo fundamental.
Por isso, o SAAE apresentou algumas dicas importantes, que poderão ser usadas no dia a dia, para que os aracruzenses consigam diminuir o consumo e também o desperdício, conseguindo, com isso, evitar o racionamento.
- Desligar o chuveiro enquanto se ensaboa o corpo e desligar a torneira enquanto se escova os dentes ajuda em muito a reduzir o desperdício de água que pode ocasionar um racionamento.
- Nada de mangueira para lavar o carro na porta de casa, pois isso utiliza litros e litros de água de modo absolutamente inútil;
- É muito importante ficar atento a vazamentos e procurar evitá-los ao máximo;
- A calçada também não deverá ser lavada com a utilização de uma mangueira, pois varrer a sujeira com um jato de água é um desperdício. Nesse caso é melhor utilizar a boa e velha vassoura;
- Muitos adoram regar as plantas dos vasos e o jardim, porém, nessa época de estiagem, o ideal é não fazer isso diariamente.
Informações à Imprensa
Assessoria de Comunicação e Marketing da Prefeitura de Aracruz
Marcelo Rebelo
Tel. (27) 3296-4507
E-mail: mrebelo@aracruz.es.gov.br
Acesse nossa página no facebook:
www.facebook.com/prefeituradearacruz
Compartilhe em suas redes sociais:
Últimas notícias
- Secretaria de Desenvolvimento Urbano promove conferência de política nacional sobre desenvolvimento urbano
- “Comunidade de Leitores”: Cmei Sete Anões inicia ações do projeto incentivando a escuta, escrita e leitura de diversos gêneros textuais
- Educação Especial Inclusiva realiza visita técnica pedagógica em escolas da Serra
- Secretaria de Desenvolvimento Social abre inscrições para oficina de culinária
- Casa do Futuro promove Mês do MEI com objetivo de impulsionar o empreendedorismo local
- Prefeitura realiza Audiência Pública para discutir a LDO 2026
- Maio Amarelo: prevenção, consciência e ação para um trânsito mais seguro
- 3ª Reunião Geral PSE debate a cultura de paz e o combate à violência nas escolas
- Esporte abre inscrições para o Campeonato Municipal de Futebol 2025 – Categoria Super Master 50
- Aracruz participa do Fórum Permanente de Educação Infantil do Espírito Santo (Fopeies)