Alunos da EMEF Novo Irajá participam do Projeto Escola no Mangue 2014
Na tarde desta quinta-feira (2/10), alunos da EMEF Novo Irajá, em companhia de professores e equipe da Gerência de Educação Ambiental da prefeitura de Aracruz, estiveram no manguezal do porto de Caieiras, em Caieiras Velha, para participar do primeiro dia das atividades do Projeto Escola do Mangue 2014.
Trata-se de uma iniciativa da Secretaria Municipal de Meio ambiente (Semam) em parceria com a Fíbria e Carta Fabril, que visa desenvolver uma consciência ecológica e cidadã com alunos, transformando-os em multiplicadores, para que todos possam colaborar e repassar as informações a outros alunos, amigos, pais e população de modo geral.
De acordo com a Semam, a sustentabilidade ambiental desses ecossistemas está gravemente ameaçada devido aos impactos provocados pelo lançamento de esgoto e lixo nos rios, desmatamentos, pesca predatória, aterros e a introdução de espécies exóticas.
Em função dessa realidade tornou-se necessária atitudes que colaborem para impedir a degradação e poluição, cada vez mais constante nesse ecossistema. Desta forma, um dos meios para minimizar essas ações é a realização de programas de Educação Ambiental como o Escola no Mangue, o que permite o surgimento de uma harmonia entre as atividades humanas e o ambiente, por meio da conscientização.
Atividades
Os alunos participaram de várias atividades. Durante o tempo em que estiveram no manguezal eles puderam conhecer parte e funcionamento do ecossistema, sua a vegetação típica que conta com três tipos de mangues (plantas), como o mangue vermelho, branco e preto (siriúba ou siriba).
O cacique de Caieiras Velha, Manuel dos Santos, que também é catador profissional de caranguejo, instruiu as crianças quanto a cata do caranguejo-uçá, ele também falou sobre o período de defeso e andada.
Os períodos de defeso do caranguejo acontecem de outubro a dezembro, quando ocorre a troca de carapaça para o crescimento, e de janeiro a abril, quando ocorrem os períodos de reprodução.
Os alunos puderam ainda desfrutar de uma bela paisagem natural do Rio Piraquê-açu. Na ocasião eles participaram de um mutirão com objetivo de recolher os resíduos (lixo) que foram encontrados no manguezal.
Para finalizar, foi realizado um momento de descontração com um piquenique. Os alunos participantes foram presenteados com uma camisa e caneta. O No momento projeto priorizará as escolas do entorno do manguezal, no sentido de promover a sensibilização e conservação do mangue e sua biodiversidade, além do resgate sociocultural.
Ele envolverá alunos e professores de 5º e/ou 6º ano do Ensino Fundamental das seguintes escolas municipais: CMEB Esther Nascimento dos Santos; EMEF' s Novo Irajá; Caieiras Velha; Nova Santa Cruz; Santa Cruz e Coqueiral.
CLIQUE AQUI E CONFIRA AS IMAGENS
Informações à Imprensa
Assessoria de Comunicação e Marketing da Prefeitura de Aracruz
Tel. (27) 3296-4507
E-mail: rfaria@aracruz.es.gov.br
Acesse nossa página no facebook:
www.facebook.com/prefeituradearacruz
Compartilhe em suas redes sociais:
Últimas notícias
- Secretaria de Desenvolvimento Urbano promove conferência de política nacional sobre desenvolvimento urbano
- “Comunidade de Leitores”: Cmei Sete Anões inicia ações do projeto incentivando a escuta, escrita e leitura de diversos gêneros textuais
- Educação Especial Inclusiva realiza visita técnica pedagógica em escolas da Serra
- Secretaria de Desenvolvimento Social abre inscrições para oficina de culinária
- Casa do Futuro promove Mês do MEI com objetivo de impulsionar o empreendedorismo local
- Prefeitura realiza Audiência Pública para discutir a LDO 2026
- Maio Amarelo: prevenção, consciência e ação para um trânsito mais seguro
- 3ª Reunião Geral PSE debate a cultura de paz e o combate à violência nas escolas
- Esporte abre inscrições para o Campeonato Municipal de Futebol 2025 – Categoria Super Master 50
- Aracruz participa do Fórum Permanente de Educação Infantil do Espírito Santo (Fopeies)