Idosos formados e conectados com as novas tecnologias

Publicado em: 21 de agosto de 2014
Texto: Secretaria de Comunicação
Imagem: SECOM
Idosos formados e conectados com as novas tecnologias

Enviar, postar, compartilhar e curtir são termos usados hoje com frequencia pelo idoso Orlando Pianca, 69 anos, que todo dia usa o e-mail e o facebook para se comunicar com a filha e o neto que moram em Vitória. Ele é um dos 23 formandos da 2ª turma do “Projeto Informática na 3ª Idade”, uma iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho, o Centro de Convivência do Idoso (CCI), em parceria com a Associação de Pais e Amigos do 25º Grupo Escoteiro Jequitibá.

A festa de formatura aconteceu, nesta quinta-feira (21/08), na sede do CCI e contou com uma animada festa de entrega de diplomas e café de confraternização. O curso teve duração de 60 horas e foi ministrado pelos escoteiros.

O objetivo da iniciativa é aproximar as pessoas idosas, às novas tecnologias presentes em nosso cotidiano. A utilização de redes sociais na 3ª idade ajuda a afastar a solidão e o tédio, pondo os idosos em contato com parentes e amigos que moram longe ou perderam o contato, explicam os monitores do curso.

De acordo com a secretária de Desenvolvimento Social e Trabalho, Naciene Modenesi Vicente, o curso é importante, pois aguça, amplia o conhecimento e aumenta a curiosidade do idoso. Ela acredita que para cada aluno existe uma necessidade e oportunidade que são esclarecidas nas aulas de informática do Centro.

“Os idosos aprendem a utilizar o computador para diferentes finalidades, como fazer novas amizades, reencontrar amigos, conversar com familiares que vivem em outras localidades ou mesmo realizar pesquisas por lugares que deseja conhecer, dentre outras”, explicou a secretária.

O aluno Orlando Pianca é um exemplo disso, pois, com o curso, aprendeu a passar e-mails e utilizar o facebook e agora a saudade do neto e da filha estão amenizados. “Todo dia eu converso com minha filha e meu netinho e o melhor é que posso vê-los pela câmera”, comemorou. Ele falou que isso diminuiu a solidão e o deixou mais disposto a enfrentar a rotina de uma vida sem trabalho.

Mesma opinião tem a colega Elza Rosalino, 66 anos, que por meio do facebook tem feito amigos de várias localidades e idades. Ela contou que tem passado horas diante da tela do computador navegando na internet e em salas de bate papo. “Eu tenho ficado tanto na internet que até já deixei uma panela de arroz queimar”, confidenciou aos risos.

A empolgação de Orlando e Elza é a prova concreta do sucesso do curso, que vai abrir as inscrições para uma nova turma a partir de 30 de setembro. A instrutora, Rosa Imara Altoé Vescovi, é outra que está muito feliz com os resultados do programa. Segundo ela, a informática para o idoso chegou para trazer benefícios e apresenta-se como uma grande oportunidade de exercitar a mente, a memória, e aumentar a autoestima delas.

Ela explicou que é muito positiva a troca de experiências entre os idosos e os jovens escoteiros e isso é um catalisador para acabar com o isolamento social das pessoas que chegam à terceira idade. “O curso é um remédio contra a depressão, pois ativa a curiosidade dos participantes sobre as novas tecnologias e também por estimular a convivência com as adversidades de nosso cotidiano”, finalizou Rosa.

 

Clique aqui e veja as fotos.

 

Informações à Imprensa
Assessoria de Comunicação e Marketing da Prefeitura de Aracruz
Marcelo Rebelo
Tel. (27) 3296-4507
E-mail: comunica.aracruz@gmail.com
Acesse nossa página no facebook:
www.facebook.com/prefeituradearacruz

Compartilhe em suas redes sociais: