Seminário discute a situação habitacional na Microrregião do Rio Doce
Representantes da Secretaria Municipal de Habitação de Aracruz e de municípios da Microrregião do Rio Doce participaram da apresentação do Diagnóstico sobre a situação habitacional da região, dentro do Plano Estadual de Habitação. O evento aconteceu na última quarta-feira (25/06), no auditório do Placidino Passos, e nele foram também discutidos os eixos estratégicos para suprir o deficit habitacional no estado.
Segundo a arquiteta e urbanista, Jaqueline Menegali, esse evento representa a finalização da etapa de elaboração do diagnóstico do setor habitacional. Ela disse que o estado possui um deficit habitacional de 66.586 residências, sendo que quase a metade, 31.782 se concentra na região metropolitana. Ela integra a equipe da Latus Consultoria, empresa contratada para fazer o levantamento da situação habitacional dos 78 municípios capixabas
Ela contou que a Microrregião do Rio Doce composta por Aracruz, João Neiva, Ibiraçu, Rio Bananal e Sooretama conta com um deficit de 7.146 um dos mais elevados entre as outras regiões. Jaqueline disse ainda que o maior crescimento populacional do estado aconteceu na região litorânea. O Espírito Santo cresceu 13,5% nos últimos 10 anos e a Microrregião do Rio Doce teve um acréscimo de 22,8%. “O crescimento populacional acabou por influir no deficit habitacional no estado e a partir desse diagnóstico nós pretendemos discutir com a sociedade os resultados das pesquisas realizadas juntos aos municípios e assim estabelecer as prioridades na política estadual de habitação do governo”, explicou Jaqueline.
A secretária municipal de Habitação, Naciene Modenesi Vicente, explicou que esse trabalho de levantamento de dados é de suma importância para nortear as políticas e os investimentos para acabar com o problema do deficit habitacional em Aracruz. “Precisamos estar a par destes números para termos ciência de como e onde podemos focar nossas ações com mais assertividade para proporcionar moradia para nossa população”, finalizou.
De acordo com o subsecretário de Saneamento e Habitação do Governo, Eduardo Calhau, o Plano Estadual de Habitação está sendo elaborado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, tendo a empresa Latus Consultoria como a contratada para fazer o levantamento da situação habitacional dos 78 municípios capixabas.
O objetivo do Plano é realizar o levantamento da situação habitacional do Estado, com foco principal na habitação de interesse social, para conhecer a realidade e propor ações de curto, médio e longo prazo para atendimento às necessidades detectadas.
Informações à Imprensa
Assessoria de Comunicação e Marketing da Prefeitura de Aracruz
Marcelo Rebelo
Tel. (27) 3296-4567
E-mail: comunicacao@aracruz.es.gov.br
Acesse nossa página no facebook:
www.facebook.com/prefeituradearacruz
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Estudantes da Rede Municipal de Ensino têm motivação extra para ingressarem no Ifes com a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT)
- Caminhada celebra a vida e fortalece vínculos na Semana da Pessoa Idosa em Aracruz
- Macrodrenagem da Grande Bela Vista: prefeitura entrega maior obra do município
- Mais Renda: Prefeitura divulga lista de pagamento referente a setembro
- Atenção, pais! Provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) acontecem do dia 20 a 31 de outubro
- Saúde promove programação especial para conscientizar mulheres no Outubro Rosa
- PDM: adiada a reunião do fórum que aconteceria nesta quinta-feira (02), em Guaraná
- Desenvolvimento Social: Chamada Emergencial do Processo Seletivo n.º 001/2023
- Processo Seletivo Simplificado Semed n.º 004/2023: Educação divulga a 87ª Chamada
- Aracruz sedia o Encontro do Núcleo Regional do Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo (Nupaes) e Sistemática de Acompanhamento e Avaliação de Resultados (SAAR N3)