Mutirão contra a dengue mobilizou moradores de Barra do Riacho

A Secretaria de saúde promoveu no último sábado, (24/05), o Dia de “Mobilização Contra a Dengue”. Profissionais da Saúde e moradores percorreram a localidade de Barra do Riacho, combatendo os focos de proliferação do mosquito e conscientizando as pessoas sobre as melhores técnicas de prevenção da doença.
Com 11 equipes, profissionais de saúde percorreram todas as ruas de Barra do Riacho, recolhendo lixo, telando caixas de água e cisternas para impedir a reprodução das larvas do mosquito transmissor. Netsa ocasião, a Gerência de Limpeza Pública e Coleta Seletiva disponibilizou seis caixas coletoras. Além da limpeza, os profissionais da saúde fizeram um trabalho de conscientização com os populares, distribuindo panfletos explicativos sobre a doença e as formas de se preveni-la.
Os moradores aprovaram e elogiaram a iniciativa em prol do fim da dengue, como Michel Azeredo. Segundo ele, é necessário conscientizar as pessoas para que elas não acumulem lixo e nem deixem água parada nas casas.
“Muitos daqui adquirem a doença por descuido mesmo. Como não tampam as caixas de água, acumulam água e lixo desnecessário nos quintais”, comenta. A dona de casa, Paula Santos, também aprovou a iniciativa, e afirmou que lixo e água não se acumulam mais na sua casa.
A secretária de Saúde, Nalva Bernadete, considerou o saldo do mutirão muito satisfatório e afirmou que a prefeitura não está medindo esforços para evitar a proliferação da doença. “Vamos continuar atuando com afinco em todas as localidades com histórico de surto de dengue para acabar com o mosquito, evitando que as pessoas fiquem doentes”, explicou.
Controle e transmissão
A dengue pode ser transmitida por duas espécies de mosquito (Aedes aegypty e Aedes albopictus), que picam durante o dia e a noite. O indivíduo não percebe a picada, pois no momento não dói e nem coça.
O seu controle é difícil, por ser muito versátil na escolha dos criadouros onde deposita seus ovos, que são extremamente resistentes, podendo sobreviver vários meses até que a chegada de água propícia à incubação e a melhor forma de evitar a transmissão da dengue é não deixar água acumulada, locais propícios para a criação do mosquito transmissor da doença.
Informações à Imprensa
Assessoria de Comunicação e Marketing da Prefeitura de Aracruz
Carla Guimarães
(27) 3296-4567
comunicação@aracruz.es.gov.br
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Planejamento dá início ao ciclo do Orçamento Cidadão e já reuniu mais de 100 participantes nas primeiras audiências
- Profissionais da Rede Municipal de Ensino participam de formação sobre as Diretrizes Curriculares para Educação das Relações Étnico-Raciais
- “Como todos podem aprender?” Especialista em educação, diversidade e inclusão social palestra a profissionais da Rede Municipal de Ensino
- Mobilidade Urbana: aferição anual de taxímetros vai até 29 de outubro
- Aprende Brasil: estudantes da Educação Infantil (Grupo IV) são contemplados com materiais estruturados e sistematizados
- 26ª Expo Aracruz: Agropecuária movimenta negócios milionários e reforça posição estratégica do município no setor
- Estudantes da Rede Municipal de Ensino são homenageados em Sessão Solene
- Processo Seletivo Simplificado Semed 004/2023: Educação divulga a 81ª Chamada
- Prorrogado o prazo da Consulta Pública sobre Limpeza Urbana e Manejo de Resíduos Sólidos
- O papel do Plano Diretor Municipal no desenvolvimento da cidade