Bairro Itaputera recebe primeiro pluviômetro para ajudar na prevenção de desastres naturais

Despertar a cultura da percepção de riscos de desastres naturais no município, envolvendo a população que vive em áreas de risco é o principal objetivo da instalação de pluviômetros em Aracruz. O primeiro foi instalado no bairro Itaputera, na EMEF “Eurípedes Nunes Loureiro”. A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec) escolheu o bairro devido seu histórico de chuvas.
O equipamento funciona como uma base de dados que repassa as informações automaticamente para o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), do Governo Federal, calculando a quantidade e a intensidade (precipitação) da chuva, permitindo desenvolver ações para minimizar os impactos. Os dados são combinados com outros aparelhos de radares meteorológicos, sendo de fundamental importância para um monitoramento detalhado.
Segundo o coordenador da Defesa Civil de Aracruz, Marcelo Vilastre, o equipamento é acionado manualmente e a própria comunidade pode fazer o acompanhamento. “O pluviômetro é semiautomático e consegue mensurar o volume de chuva de até 96 horas.”
A ação é uma parceria do Cemaden, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec).
Chuvas
Em caso de chuva forte e risco de deslizamentos, os telefones da Defesa Civil Municipal são (27) 3296-4044 ou 9963-0321.
Informações à Imprensa
Assessoria de Comunicação e Marketing da Prefeitura de Aracruz
Mayara Alvarenga
Tel. (27) 3296-4507
E-mail: masantos@aracruz.es.gov.br
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- “Festa Cultural: Sabores da Roça” reúne famílias no Cmei Francisca Rocha Ribeiro
- Planejamento dá início ao ciclo do Orçamento Cidadão e já reuniu mais de 100 participantes nas primeiras audiências
- Profissionais da Rede Municipal de Ensino participam de formação sobre as Diretrizes Curriculares para Educação das Relações Étnico-Raciais
- “Como todos podem aprender?” Especialista em educação, diversidade e inclusão social palestra a profissionais da Rede Municipal de Ensino
- Mobilidade Urbana: aferição anual de taxímetros vai até 29 de outubro
- Aprende Brasil: estudantes da Educação Infantil (Grupo IV) são contemplados com materiais estruturados e sistematizados
- 26ª Expo Aracruz: Agropecuária movimenta negócios milionários e reforça posição estratégica do município no setor
- Estudantes da Rede Municipal de Ensino são homenageados em Sessão Solene
- Processo Seletivo Simplificado Semed 004/2023: Educação divulga a 81ª Chamada
- Prorrogado o prazo da Consulta Pública sobre Limpeza Urbana e Manejo de Resíduos Sólidos