Apicultores de Aracruz exportam 25 toneladas de mel pela quarta vez
Pela quarta vez, o mel de Aracruz está sendo exportado para o mercado europeu e americano. O carregamento de 25 toneladas, produzido pela Associação de Apicultores de Aracruz (Apiara), foi realizado nesta terça-feira (18/6). Na ocasião, o prefeito Marcelo Coelho assinou um contrato para a permissão de uso de equipamento apícola pela associação. O evento foi realizado na Secretaria de Agricultura, que fica no Centro de Eventos Rubens Pimentel.
O prefeito ressaltou que a apicultura é hoje uma fonte de renda muito importante para a cadeia produtiva em Aracruz. “Essa exportação representa os frutos de um projeto que os apicultores acreditaram e investiram. Precisamos fortalecer essa cultura, construindo alternativas para produzir mais, com mais qualidade”, disse, na ocasião.
Associação ativa
De acordo com o secretário de Agricultura, Almir Vianna, a Apiara é considerada a associação mais ativa do Estado. “Esse reconhecimento mostra o poder de organização, união e mobilização dos apicultores. A prefeitura, diante da seriedade desse trabalho, oferece assistência técnica e total apoio à associação. Nesse momento, repassamos o equipamento para a produção da sua própria cera. O serviço vai agregar mais valor, diminuir o custo e melhorar a produtividade”. O secretário ressaltou também que a atividade apícola, segundo estudos, auxilia especialmente na polinização do café, aumentando a produtividade em até 30%.
Também estiveram presentes o secretário de Educação, Saulo Meirelles, o presidente da Apiara, Cleber Lecco Bertazo, e demais apicultores, e o vereador Renato Sobrinho.
Equipamento auxilia produção
A partir de agora, os apicultores contam com um equipamento composto por dois aparelhos: o derretedor de cera e o cilindro alveolador, responsáveis por produzir lâminas de cera que serão introduzidas nas colmeias – local onde as abelhas constroem os favos de mel. Em abril deste ano, a Apiara exportou dez toneladas de mel e mais 5 toneladas estão destinadas a atender o mercado interno e a merenda escolar de Aracruz. A associação é formada hoje por 38 apicultores dos municípios de Aracruz, João Neiva, Fundão, Linhares, Santa Tereza e Ibiraçu.
Mais informações
Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz
Assessoria de Imprensa
Valda Ravani
vravani@aracruz.es.gov.br
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Papai Noel dos Correios estimula a escrita, a expressão artística e o desenvolvimento de habilidades de comunicação de centenas de estudantes da Emef Novo Irajá
- Educação encerra ciclos de formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) em 2025
- Produtores aprendem manejo do cacau e visitam cultivo referência em curso oferecido pela Semap
- Prefeitura realiza Consulta Pública do Diagnóstico da 2ª Oficina - Plano de Gestão Integrada
- Divulgação Final Após Sorteio - Ambulantes - Informativo 004 do Edital de Chamamento Público n.º 022/2025
- 2º Encontro Nacional de Gestores fortalece a implementação das políticas de recomposição das aprendizagens
- Premiação da Olimpíada Cactus celebra talento e esforço de estudantes e educadores da Rede Municipal de Ensino
- Secretaria de Fazenda aprofunda estudo sobre a Reforma Tributária e as mudanças válidas a partir de 2026
- 64 participantes do Projeto Empreendedorismo Social Qualificando Pessoas são certificados em Guaraná
- Aracruz conquista Selo Diamante de Transparência e Governança Pública 2025 pelo segundo ano consecutivo