EDUCAÇÃO - Escola Municipal “EMPI Pau Brasil” comemora o dia da resistência indígena

Para comemorar o dia da resistência indígena, a escola municipal “EMPI Paul Brasil” juntamente com a comunidade local, está realizando uma extensa programação com a VIII Festa do Índio da Aldeia Pau Brasil. A abertura foi na última segunda-feira (15/04) com a apresentação do Coral Tupinikim da própria escola. Houve também participações e depoimentos das autoridades da aldeia, o cacique Valdeir de Almeida, o vice-cacique Marcelo Francisco além das apresentações dos Kurumins.
A homenagem seguiu durante toda semana com apresentações de teatros, gincanas, desfiles, exibições de filmes e exposições de temas específicos como a “Cultura, Modernidade e a Importância da Mulher Indígena” apresentado pela lider indígena Deusdéia de Souza.
Nesta sexta-feira, a programação teve início às 10h com a apresentação do coral Tupinikim aos visitante da Escola Santa Maria de Jetibá de Santa Tereza. Às 10h30, o educador indígena Valdemir de Almeida Silva, apresentará o tema "Os povos indígenas não devem ser tratados como primitivos por primarem pela reprodução da cultura, das línguas e dos costumes milenares - Identidade, cultura e modernidade. A programação irá até às 21h, com o “Sensacional Forró da banda Emboabas”.
O encerramento oficial será feito pela comunidade local neste sábado (20/04) com apoio e patrocínio da Fíbria, Nutripetro, Brasil Ambiental, Carta Fabril, Portocel e IMC. O início será a partir das 12h30 com a reabertura de barracas e se estenderá até as 00:00 com o a banda de forró Camisa 10.
A diretora da escola municipal EMPI Pau Brasil, Marília Amância Rocha Cordeiro, comentou sobre esta realização e data que marca o dia do índio. “Nós não comemoramos esta data apenas como o dia do índio, pois o dia do índio é todo dia. Nós comemoramos a resistência das lutas e dos direitos dos povos indígenas. Hoje, dia 19, é o dia em que nós mostramos nossas lutas e conquistas”, explica.
Índios de Aracruz
Aracruz é o único município capixaba que possui índios aldeados no estado do Espírito Santo, com duas etnias: Tupinikim e Guarani. Atualmente são nove aldeias sendo quatro guaranis e cinco tupinikins. Os Guaranis, que vieram do sul do país na década de 60, mantiveram suas características principais como a língua, a religião, o artesanato e suas manifestações culturais. Já os Tupinikins, que são remanescentes do município de Aracruz, devido ao contato com o homem branco, perderam algumas de suas características, porém mantiveram os grupos culturais como referência da sua cultura.
Vivian Camargo
Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Aracruz
Renato Lana
rfaria@aracruz.es.gov.br
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Transporte municipal terá horários especiais durante os quatro dias da 26ª Expo Aracruz
- Secretaria de Turismo disponibiliza curso de Ferramenta de Marketing Digital para o Setor de Trade Turístico
- Agosto Dourado: Semsa reforça ações de valorização e incentivo à amamentação
- Nova obra do pátio de transbordo do Saae irá modernizar o sistema de coleta e tratamento de resíduos
- Estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental são avaliados na fluência da leitura
- Aracruz viveu um domingo de pura adrenalina com o campeonato VNT 2025
- Conselho Tutelar publica inscrições do Processo de Escolha Suplementar para membros suplentes
- 6ª Etapa do Circuito Municipal de Xadrez de Aracruz prepara estudantes para os Jogos Escolares Brasileiros (JEBs)
- 26ª Expo Aracruz: Secretaria de Mobilidade Urbana mapeia rotas alternativas para o Parque de Exposições
- Formação “Coleção Meu Futuro Melhor: Celebrando a Diversidade Étnico- Racial” promove desenvolvimento de competências