História de Catarina Cata-treco incentiva a leitura, criatividade e preservação ambiental

O estímulo a leitura, a criatividade e a importância de preservar o meio ambiente foram trabalhados de forma diferente no CMEI “Epifânio Pontin”, com a presença da escritora de livro infantil Loressa Pagani Campostrini. A professora veio ontem (18/10) ao município para cantar e contar aos alunos a história de “Catarina Cata-treco”. A apresentação do livro ocorreu durante todo o dia e contou com a presença de pais dos alunos. A ação faz parte do Projeto “Comunidade de Leitores”, desenvolvido no ano letivo na escola.
Em entrevista, a escritora contou a história do livro, primeira obra da autora. “Catarina é uma menina muito ativa que resolve catar lixo pelas ruas, transformando os 'trecos' em esculturas. Ela faz uma grande mudança na cidade porque consegue despoluir as ruas, os rios e as praças. Por causa de seu trabalho Catarina torna-se a prefeita da cidade que ela dá o nome de Limpinópolis.”
Mônica Gouvea, mãe do pequeno Miguel, de 5 anos, esteve na apresentação e aprovou a iniciativa da escola. “Estou muito satisfeita com os trabalhos que a escola vem desenvolvendo, pois promover a interação entre família e escola é muito importante. O livro fala de ecologia e reciclagem e estou encantada com a maneira que esses assuntos foram abordados”. Miguel estava contagiante e mostrou que entendeu a mensagem. “Gostei muito da história. Aprendi que temos que catar o lixo para não deixar a rua suja.”
Segundo a diretora interina da escola, Eliane Cristina Freitas de Souza, no decorrer deste ano a equipe pedagógica tem proporcionado por meio do trabalho dos professores experiências de aprendizagens voltadas para a reciclagem, reutilização e reaproveitamento de materiais. “Esse trabalho visa formar cidadãos conscientes de seu papel na preservação do meio ambiente, além de criar condições para que as crianças desenvolvam ao máximo o seu potencial criador”, finaliza a diretora.
Quem visitou a escola pôde conferir a exposição de trabalhos confeccionados pelas crianças com materiais recicláveis, e inclusive, alguns deles são releituras de páginas do livro. Em uma das salas da escola foi montada uma casa com materiais recicláveis chamando a atenção para a reutilização dos materiais, que a princípio iria parar no lixo.
INFORMAÇÕES À IMPRENSA: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz – Valda Ravani – Tel.: (27) 3296-4507 – E-mail: comunicacao@pma.es.gov.br, vravani@aracruz.es.gov.br
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Pedagogos da Rede Municipal de Ensino participam de reunião de alinhamento com equipe técnica da Educação
- Prefeitura realizou mutirão de consultas oftalmológicas e reumatológicas no último sábado (10)
- Síndrome Gripal: o que você precisa saber para se proteger e cuidar de quem você ama
- Ecopontos: solução sustentável para descarte de entulhos
- Dia D: Unidades de Saúde recebem aracruzenses do grupo prioritário para vacinação contra gripe
- Educação realiza oficina para orientar pedagogos e articuladores quanto à aplicação de avaliações de fluência leitora
- Árvores que estavam danificando prédios escolares são substituídas por espécies diferentes
- Aldeia de Caieiras Velha realiza o Campeonato Indígena de Futebol de Areia neste final de semana
- Nova secretaria marca um passo estratégico e necessário na evolução da gestão urbana da cidade
- Veículos abandonados são recolhidos das ruas em ação conjunta de zeladoria urbana