Escola Zenília Varzem Ribeiro é palco da finalização do curso de educação ambiental da Fibria

A EMEF “Zenília Varzem Ribeiro”, em Barra do Riacho, recebeu no último sábado, 29 de setembro, diversas benfeitorias resultantes do Programa de Educação Ambiental (PEA), do Setor de Meio Ambiente Industrial da Fibria Aracruz. Essa atividade faz parte do último módulo do curso de Formação Continuada em Educação Ambiental e Sustentabilidade, que é dividido em três módulos, e tem como vertente prática a “ecoeficiência”.
O curso visa a formação e também possibilita a atualização dos participantes em conceitos sobre resíduos sólidos e Educação Ambiental, por meio de dinâmicas que envolveram teoria e prática. As benfeitorias recebidas pela escola “Zenília Varzem Ribeiro” foram pintura do muro interno, adequação das lixeiras para a coleta seletiva, criação de uma horta suspensa incluindo o plantio de espécies utilizadas na culinária e a construção de uma cerca viva no terreno anexo à escola. Tudo de forma totalmente participativa.
O PEA integra ações educacionais relativas ao meio ambiente na comunidade e dentro da própria fábrica, e é desenvolvido por meio de uma parceria entre a Secretaria de Educação (Semed), da Prefeitura de Aracruz, a comunidade de Barra do Riacho e a Fundação Espaço ECO idealizadora do programa. Também faz parte do programa propor ações simples, porém efetivas, para a criação de um ambiente escolar ecologicamente sustentável, dentro de um conceito conhecido como ecoeficiência, como aconteceu na escola “Zenília Varzem Ribeiro”.
Aproximadamente 120 pessoas, entre professores, funcionários, cursistas, alunos e pessoas da comunidade de Barra do Riacho participaram do mutirão na escola. Também esteve presente na ação a coordenadora dos projetos ambientais da Semed, Damiane Fraga Rangel Maciel. Para a coordenadora, a capacitação dos professores neste curso, possibilita aos alunos colocar em prática o que aprenderam, além de fortalecer a participação da comunidade no processo educativo. “O espaço escolar se torna uma forte ferramenta na promoção da melhoria da qualidade de vida. A escola, por ser um ambiente educador por essência, exerce uma função fundamental para a formação de cidadãos.”
Ainda segundo Rangel, a implementação da ecoeficiência, traz uma grande contribuição para sociedade na formação de agentes transformadores. “A ecoeficiência possibilita que conceitos sobre sustentabilidade sejam vivenciados por todos os alunos e colaboradores, se tornando um ponto irradiador de boas práticas socioambientais. Isso significa que os elementos fundamentais da ecoeficiência devem ser aplicados nas rotinas da escola, tanto no nível pedagógico, quanto no operacional. O mutirão da ecoeficiência, na escola Zenília Varzem Ribeiro, só veio exemplificar isso”, concluiu.
Conheça o Programa de Educação Ambiental
Durante os meses de agosto e setembro uma das atividades planejadas e desenvolvidas como parte do PEA foi o curso de Formação Continuada em Educação Ambiental e Sustentabilidade, que foi direcionado para professores e desenvolvido para aplicação em escolas e outros ambientes cujo alvo principal é a educação. Todas as etapas não presenciais foram acompanhadas pela equipe da Fundação Espaço ECO.
Participaram da parte teórica do curso 43 pessoas, distribuídas em duas turmas, das escolas: EEEF “Ermentina Leal”, EMEF “Zenília Varzem Ribeiro”, EEEFM “Caboclo Bernardo”, EEEFM “Primo Bitti”, Ifes (Campus Itapina), Sesc (Sede de Aracruz), CMEB “Álvaro Souza”, EMEF “Coqueiral”, ESFA, Proj. Resgate Quadrangular e Secretaria de Meio Ambiente de Aracruz.
Já, no segundo módulo teórico, com todas as turmas juntas, participaram 28 pessoas das escolas: EMEF “Zenília Varzem Ribeiro”, Proj. Resgate Quadrangular, EMEF “Coqueiral”, EEEF “Ermentina Leal”, EEEFM “Primo Bitti”, CMEB “Álvaro Souza”, Sesc (Sede de Aracruz) e EEEFM “Caboclo Bernardo”. Este foi o módulo de ecoeficiência que culminou no mutirão na escola “Zenília Varzem Ribeiro”.
A próxima etapa será a realização de projetos com os alunos. O objetivo deste trabalho é promover uma visão diferente dos produtos que são jogados no lixo; aumentar a percepção, nos alunos e na comunidade, de sua realidade e sua função social; melhorar a transferência de conhecimento em diferentes disciplinas. Ao final das produções dos trabalhos, os mesmos serão apresentados a toda comunidade em um evento previsto para acontecer em dezembro de 2012.
Este evento será montado em formato de feira com a apresentação, pelos alunos, de seus trabalhos em forma de pôsteres e produtos. Segundo o engenheiro florestal da Fundação Espaço ECO, Cláudio Machado Filho, “os trabalhos foram elaborados a partir do PEA para este ano. Entretanto, já foram iniciadas as reuniões com a comunidade para definir os parâmetros que serão abordados em 2013 e, consequentemente, dar continuidade aos trabalhos junto à comunidade de Barra do Riacho. Todos os interessados são bem-vindos”, disse.
INFORMAÇÕES À IMPRENSA: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz – Alessandro Bitti – Tel: (27) 3296-4507 – E-mail: comunicacao@pma.es.gov.br / abloureiro@aracruz.es.gov.br
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Dia do Gari: os heróis silenciosos das nossas cidades
- Lar da Esperança: lugar com a missão de reconstruir vidas
- Esporte abre inscrições para o Campeonato Municipal de Futebol de Base 2025
- Processo Seletivo Simplificado nº 005/2023: Educação divulga a 7ª CHAMADA EMERGENCIAL /EXTRAORDINÁRIA
- Maio Laranja: escolas de Guaraná realizam grande caminhada em combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes
- Processo Seletivo Simplificado Semed nº 004/2023: Prefeitura de Aracruz divulga a 70ª Chamada
- Educação que acolhe e transforma: Salas de Recurso Multifuncional ampliam atendimento inclusivo e humanizado
- Setor de Educação Especial Inclusiva realiza formação na área da Deficiência Visual e Auditiva
- Futsal feminino do CMEBTI Esther Nascimento dos Santos é campeão do JEES e representará Aracruz no Estadual
- Aracruz promove Conferência e contribui para construção da nova Política Nacional de Desenvolvimento Urbano