Agentes de saúde e enfermeiros recebem orientações sobre Aleitamento Materno, Pré-Natal, Parto e Puerpério
Na sexta-feira (30/03), os agentes comunitários de saúde e enfermeiros que trabalham na Secretaria de Saúde, da Prefeitura de Aracruz, assistiram a uma palestra sobre Aleitamento Materno, Pré-Natal, Parto e Puerpério, realizada pelo Conselho Regional de Medicina (CRM) na Câmara Municipal. No evento, os agentes de saúde também receberam uma cartilha sobre redução e monitoramento da mortalidade materna e infantil.
A secretária de Saúde, Juliana Soneghet Baiôcco Louzada, destacou que toda a gestante tem que ser atendida e acolhida pela rede de saúde. “O Pré-Natal é um indicador que está no pacto pela vida, as consultas e a assistência à gestante. Esse encontro visa capacitar nossos agentes e enfermeiros para melhorar cada vez mais o atendimento oferecido tanto à gestante quanto à criança”.
O ginecologista, Dr. Adenilton Pedro Cruzeiro, falou sobre o trabalho que o CRM faz nos municípios. “Esses encontros que temos desenvolvido pelas cidades do Espírito Santo, associamos ao trabalho de educação médica continuada com os agentes de saúde e a comunidade. Este é um momento para tirar dúvidas e mostrar que o Pré-Natal tem um motivo muito mais abrangente do que simplesmente fazer consultar: é também um momento para acolher a gestante e promover a prevenção ou detecção precoce de doenças. O Pré-Natal deve ser feito, preferencialmente, pelo casal para ter um resultado mais satisfatório”. Após explanação, o médico passou dois vídeos mostrando as etapas do parto normal e cesariana.
Já o pediatra, Dr. Severino Dantas Filho, ministrou uma aula sobre Aleitamento Materno. “O leite materno supri as necessidades nutricionais da criança. Possibilita o crescimento e desenvolvimento adequado, otimiza o funcionamento de órgãos, sistemas e aparelho para ter uma vida saudável e evitar o aparecimento de doenças. Garante a qualidade de vida em curto, médio e longo prazo”, explicando também qual é o momento correto da mãe fazer o uso da alimentação complementar e como ela pode ser aplicada, para não trazer problemas futuros como doenças cardiovasculares, diabetes e obesidade”.
INFORMAÇÕES À IMPRENSA: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz – Valda Ravani – Tel.: (27) 3296-4507 – E-mail: comunicacao@pma.es.gov.br, vravani@aracruz.es.gov.br
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Árvores que estavam danificando prédios escolares são substituídas por espécies diferentes
- Aldeia de Caieiras Velha realiza o Campeonato Indígena de Futebol de Areia neste final de semana
- Nova secretaria marca um passo estratégico e necessário na evolução da gestão urbana da cidade
- Veículos abandonados são recolhidos das ruas em ação conjunta de zeladoria urbana
- Ritmo e Movimento: Prefeitura oferece aulas gratuitas de Too Dance na Praça da Paz
- Esporte realiza Festival Solidário de Basquete neste sábado (10) na Praça da Paz
- Inovação e inclusão: kits do Lego Braille Bricks chegam em Aracruz para atender estudantes com baixa visão e cegueira
- Enxertia de Cacau é tema de curso oferecido pela Secretaria Municipal de Agricultura
- Processo Seletivo Simplificado Semed nº 004/2023: Prefeitura de Aracruz divulga a 69ª Chamada
- Programa Saúde na Escola: crianças do Cmei Donatila Coutinho participam de conversa sobre prevenção da violência e exploração sexual infantil