II Seminário de Licenciatura Intercultural Indígena Tupinikim e Guarani foi realizado em Aracruz
Centenas de pessoas marcaram presença neste sábado (07), no “II Seminário de Licenciatura Intercultural Indígena Tupinikim e Guarani”, na Aldeia de Caieiras Velhas. O encontro foi um pedido feito pelos povos indígenas de Aracruz e discutiu a proposta curricular para a criação de um projeto pedagógico do curso de graduação em Licenciatura Indígena Tupinikim e Guarani. O curso será ministrado pela Universidade Federal do Espírito Santo, a Ufes.
Estiveram presentes no evento representante do Poder Legislativo Municipal, o vice-reitor da Ufes, Reinaldo Centoducatte, o secretário de Estado da Educação, Klinger Marcos Barbosa Alves, o coordenador Técnico da Funai, Pedro Balbino Ferreira, a secretária de Educação de Aracruz, Ilza Rodrigues, a subsecretária de Educação de Aracruz, Andrea Cristina Almeida, o prefeito de Aracruz, Ademar Devens, a presidente da Associação de Moradores de Coqueiral, Magda Barcellos, professores indígenas de Aracruz e os caciques das aldeias Tupinikim e Guarani de Caieiras Velhas, Pau Brasil, Irajá, Areial, Comboios, Boa Esperança e Três Palmeiras.
Segundo o prefeito, Ademar Devens, é preciso firmar um regime de colaboração entre município e estado para que as coisas aconteçam. “Este momento é único na história de Aracruz e passa pela formação dos professores indígenas. Sem esses profissionais não teremos condições de fortalecer os valores históricos e culturais dos povos indígenas de nosso município. É importante que os profissionais e estudiosos, aqui presentes, pensem de forma a construir um projeto pedagógico para o Ensino Superior Indígena que respeite os territórios, saberes, identidades e culturas dos povos Tupinikim e Guarani. Hoje, temos que ter claro de quem é a responsabilidade de fato, por isso, é importante a realização de trabalhos colaborativos seguindo os processos educativos de cada povo”.
Para o vice-reitor da Ufes, Reinaldo Centoducatte, “o projeto pedagógico que hoje estamos construindo em parceria com os povos indígenas, Secretaria de Estado e Secretaria Municipal de Educação é importante, porque faz com que o Brasil avance. Esse será, com certeza, o melhor projeto para a Ufes, Estado e Aracruz”. O seminário foi promovido pela Secretaria de Educação de Aracruz (Semed), por meio do Setor de Diversidade/Educação Escolar Indígena em parceria com a Ufes.
INFORMAÇÕES À IMPRENSA: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz – Alessandro Bitti – Tel: (27) 3296-4507 – E-mail: comunicacao@pma.es.gov.br / abloureiro@pma.es.gov.br
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Transporte municipal terá horários especiais durante os quatro dias da 26ª Expo Aracruz
- Secretaria de Turismo disponibiliza curso de Ferramenta de Marketing Digital para o Setor de Trade Turístico
- Agosto Dourado: Semsa reforça ações de valorização e incentivo à amamentação
- Nova obra do pátio de transbordo do Saae irá modernizar o sistema de coleta e tratamento de resíduos
- Estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental são avaliados na fluência da leitura
- Aracruz viveu um domingo de pura adrenalina com o campeonato VNT 2025
- Conselho Tutelar publica inscrições do Processo de Escolha Suplementar para membros suplentes
- 6ª Etapa do Circuito Municipal de Xadrez de Aracruz prepara estudantes para os Jogos Escolares Brasileiros (JEBs)
- 26ª Expo Aracruz: Secretaria de Mobilidade Urbana mapeia rotas alternativas para o Parque de Exposições
- Formação “Coleção Meu Futuro Melhor: Celebrando a Diversidade Étnico- Racial” promove desenvolvimento de competências