Vacinação infantil: Saúde alerta pais e responsáveis para vacinarem as crianças
A vacinação infantil em Aracruz já começou, e as crianças podem comemorar, pois a dose do imunizante contra a Covid-19 está disponível. A Secretaria de Saúde (Semsa) deu início nesta quinta-feira (21), à vacinação para todas as crianças de 11 anos de idade, em todas as Unidades de Saúde, das 8h às 16h. Até o momento, apenas 97 crianças do município foram vacinadas.
Nesta fase também estão incluídas as crianças indígenas, com deficiência permanente e as que possuem comorbidades, que tenham entre 05 a 11 anos, sendo necessária a apresentação de exames, receitas, relatório ou prescrição médica. Se a criança já tiver recebido alguma dose da vacina do Calendário Nacional de Imunização, será necessário aguardar o prazo de 15 dias para receber a dose do imunizante Pfizer. Já a segunda dose da vacina será aplicada com intervalo de oito semanas (56 dias).
A aplicação do imunizante deve ocorrer de forma escalonada, em ordem decrescente, como foi feito com a população adulta. O calendário de vacinação vai depender do envio das doses pelos Governos Federal e Estadual.
O imunizante da Pfizer, liberado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), está sendo utilizado na vacinação das crianças, que será aplicada em duas doses com intervalos de 21 dias. Vale ressaltar que será aplicada meia dose do imunizante infantil.
Segundo Rafaela Bollis Vieira, mãe do Miguel Bollis Machado, de 10 anos, a vacinação foi bem tranquila. “O meu filho tem problemas respiratórios como rinite e asma. Estava bem ansiosa para a liberação da vacina para a idade dele. Fomos bem cedo à Unidade e foi tudo tranquilo. Após a aplicação do imunizante o sentimento foi de felicidade e alívio. Essa vacina é sem dúvida uma esperança para dias melhores”, disse.
Já para Jucinéia Ribeiro Pereira, mãe do Enzo Ribeiro Tessarolo, 10 anos, é uma sensação de felicidade ver o filho vacinado. “Ver o meu filho, que é autista, imunizado, nos dá mais segurança para que ele tenha a interação necessária com outras pessoas, que é fundamental para o progresso. São muitas sensações juntas, de alívio, esperança, felicidade, pois esse era um momento muito esperado por mim e toda minha família. Agora é só aguardar a segunda dose”, comemorou.
Para a secretária de Saúde Rosiane Scarpatt, a expectativa é que nos próximos dias a adesão seja maior. Ela pede que os pais levem as crianças para se vacinarem. “O nosso papel é assegurar a imunização dos grupos mais vulneráveis ao contágio da covid-19. Pedimos que os pais ou responsáveis levem as crianças para receberem a dose que está assegurada. Dessa forma, à medida que as vacinas para as crianças cheguem, assim como aconteceu anteriormente com os outros grupos, a 1ª dose será incluída no cronograma de vacinação. Vale lembrar que a vacina não impede o contágio pelo coronavírus, mas diminui a chance de agravamento da doença. Precisamos imunizar as nossas crianças, pois é proteção”, ressaltou.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Árvores que estavam danificando prédios escolares são substituídas por espécies diferentes
- Aldeia de Caieiras Velha realiza o Campeonato Indígena de Futebol de Areia neste final de semana
- Nova secretaria marca um passo estratégico e necessário na evolução da gestão urbana da cidade
- Veículos abandonados são recolhidos das ruas em ação conjunta de zeladoria urbana
- Ritmo e Movimento: Prefeitura oferece aulas gratuitas de Too Dance na Praça da Paz
- Esporte realiza Festival Solidário de Basquete neste sábado (10) na Praça da Paz
- Inovação e inclusão: kits do Lego Braille Bricks chegam em Aracruz para atender estudantes com baixa visão e cegueira
- Enxertia de Cacau é tema de curso oferecido pela Secretaria Municipal de Agricultura
- Processo Seletivo Simplificado Semed nº 004/2023: Prefeitura de Aracruz divulga a 69ª Chamada
- Programa Saúde na Escola: crianças do Cmei Donatila Coutinho participam de conversa sobre prevenção da violência e exploração sexual infantil