Meio Ambiente visa preservação ambiental e delimita área de restinga

Com o objetivo de delimitar e preservar a restinga, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam) continua com os serviços de cercamento (piqueteamento e cordas) nas praias. No momento, os trabalhos estão concentrados na Barra do Sahy e, posteriormente, serão realizados na Praia dos Padres, Santa Cruz e Praia dos Quinze. Os técnicos estão atuando dentro de um cronograma para disciplinar os ambientes de circulação, coibir o acúmulo de lixo e a obstrução da vegetação.
A vegetação presente nessas localidades tem a função principal de manter a integridade e fixação do solo, impedir a erosão, além de preservar a fauna. Devido à proximidade da água do mar com o calçadão, a restinga tem uma importância muito maior.
De acordo com o biólogo e gerente de Recursos Naturais da Semam, Fabrício Rosa, além do principal objetivo que é de preservar, a ação visa manter os locais limpos. “Como uma das ações para manter a preservação ambiental e as praias com condições de uso, a secretaria alerta a população para que ajude a manter a restinga intacta e pede mais consciência e ajuda no trabalho e processo de preservação. Com a perda da vegetação e possíveis erosões, a recuperação desses ambientes fica ainda mais difícil”, disse.
De acordo com o secretário da pasta, Aladim Cerqueira, a vegetação é protegida por lei e, por isso, é necessário delimitar o espaço da mobilidade das pessoas que frequentam as praias.“Nossas praias têm um papel importante na qualidade de vida da população, sendo uma das mais importantes áreas de lazer. Os aracruzenses e turistas se beneficiam do nosso litoral, principalmente na alta temporada, por isso, ações como essa que visam a proteção da restinga é essencial. Cuidar da vegetação também é contribuir com o meio ambiente”, concluiu.
O que é a restinga?
As restingas são um ecossistema costeiro que está associado ao bioma da Mata Atlântica e reconhecido pela biodiversidade de plantas e vegetais. A vegetação possui diversos portes e se desenvolve em ambientes muito quentes, ventos fortes, escassez de água e solo arenoso, ou seja, elas ocupam áreas que nenhuma outra espécie conseguiria habitar.
O local é o lar de muitas espécies silvestres que encontram na restinga o refúgio, alimentação e um bom ambiente de descanso. São elas que também protegem os ninhos das tartarugas marinhas e servem de abrigo para diversos animais.

Compartilhe em suas redes sociais:
Últimas notícias
- “Comunidade de Leitores”: Cmei Sete Anões inicia ações do projeto incentivando a escuta, escrita e leitura de diversos gêneros textuais
- Educação Especial Inclusiva realiza visita técnica pedagógica em escolas da Serra
- Secretaria de Desenvolvimento Social abre inscrições para oficina de culinária
- Casa do Futuro promove Mês do MEI com objetivo de impulsionar o empreendedorismo local
- Prefeitura realiza Audiência Pública para discutir a LDO 2026
- Maio Amarelo: prevenção, consciência e ação para um trânsito mais seguro
- 3ª Reunião Geral PSE debate a cultura de paz e o combate à violência nas escolas
- Esporte abre inscrições para o Campeonato Municipal de Futebol 2025 – Categoria Super Master 50
- Aracruz participa do Fórum Permanente de Educação Infantil do Espírito Santo (Fopeies)
- Educação reforça compromisso com metas durante reunião dos Núcleos Regionais do Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo (Paes)