Prefeitura de Aracruz inaugura Bosque da Saudade em homenagem às vítimas da Covid-19

Como forma de manter viva e preservar a memória das mais de 200 vítimas da Covid-19 no município de Aracruz, a prefeitura, através das secretarias municipais de Meio Ambiente (Semam) e Saúde (Semsa), inaugurou na manhã desta terça-feira (21), o Bosque da Saudade. O local é um memorial ao ar livre, localizado na lagoa do Cupido que está sendo arborizado com 235 árvores de 13 espécies, que representam cada uma das pessoas que perderam a vida para o coronavírus. A solenidade contou com a participação do Instituto Preservarte.
Durante a solenidade também foi assinado o decreto que estabelece a criação do Parque Verde do Cupido, uma área que será recuperada com vegetação de florestas no entorno da lagoa. O espaço terá trilhas e área gramada, se tornando um lugar de lazer para as pessoas.
Representando as famílias que perderam seus entes, Vânia Martins se emocionou ao lembrar da mãe Antônilda Martins, que faleceu há cerca de três meses. “Perder alguém é uma dor inconsolável. Minha mãe deixou sua marca, quem a conheceu sabe o que estou falando. A covid causa uma morte solitária, não podemos nem nos despedir, mas ela não consegue levar a memória das pessoas incríveis. E o Bosque da Saudade já está sendo visto com outros olhos, um gesto da prefeitura para diminuir a saudade”.
A secretária da Semsa, Rosiane Scarpatt, destacou que o local é um ato singelo, mas que tem um grande significado. “Sabemos que o bosque é uma simples homenagem, mas representa o carinho de todos nós com a memória das pessoas que nos deixaram e as famílias que ficaram. A árvore tem um significado simbólico, mas entendemos que a partir do momento que plantamos uma, estamos eternizando essas vidas que se foram”.
Aladim Cerqueira, secretário da Semam, ressaltou que o espaço é importante para nos trazer esperança na construção do futuro. “A árvore representa renascimento e vida, e cada pessoa que vai plantar uma árvore em homenagem a um ente, leva a mensagem de esperança. Além do ato simbólico, temos a iniciativa de restauração e preservação ambiental para que a população tenha uma área totalmente verde e preservada. A partir de agora será criado o primeiro parque verde urbano da cidade”.
O prefeito Dr. Coutinho destacou que o bosque, integrado ao parque verde, será um lugar de encontro de cada familiar, de conexão através das árvores e momentos de lazer. “É inegável que 2020 foi um dos anos mais difíceis da nossa história. Faltou aquele abraço, a última palavra de conforto, o último aceno, uma despedida digna. Perdas irreparáveis que são sentidas até hoje. Por isso, este local foi pensado especialmente para preservar a história das pessoas que perderam a vida, mas que também contribuíram de uma forma ou outra com o município. Além disso, podemos oferecer a cada familiar e amigos um espaço onde possam relembrar bons momentos, pois não há sombra sem luz. Afinal, árvore significa renascimento, vida. São com esses sentimentos que a Prefeitura de Aracruz inaugura o bosque da saudade em memória dos nossos queridos amigos aracruzenses que se já se foram, vitimados pela covid-19”.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Mobilidade Urbana: aferição anual de taxímetros vai até 29 de outubro
- Aprende Brasil: estudantes da Educação Infantil (Grupo IV) são contemplados com materiais estruturados e sistematizados
- 26ª Expo Aracruz: Agropecuária movimenta negócios milionários e reforça posição estratégica do município no setor
- Estudantes da Rede Municipal de Ensino são homenageados em Sessão Solene
- Processo Seletivo Simplificado Semed 004/2023: Educação divulga a 81ª Chamada
- Prorrogado o prazo da Consulta Pública sobre Limpeza Urbana e Manejo de Resíduos Sólidos
- O papel do Plano Diretor Municipal no desenvolvimento da cidade
- Fazenda realiza gratuitamente o preenchimento da Declaração do ITR 2025
- “Era Digital: Inovação e Ensino em 3ª Dimensão” – Emef Álvaro Souza investe em metodologias tecnológicas no processo de ensino-aprendizagem
- Feira de Adoção da 26ª Expo Aracruz muda o destino de sete animais