Moradores de Mar Azul já podem procurar cartório para lavrar escritura de transferência de seus imoveis

A prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria de Habitação e Defesa Civil (Sehab), dando continuidade às suas diversas ações para poder efetuar a regularização fundiária no município, informa que os moradores do bairro Mar Azul, na orla da cidade, já podem procurar o cartório da comarca para lavratura da escritura de transferência de domínio de seus imoveis.
Conforme a lei municipal nº 4.259 (12/09/2019), o Poder Executivo fica autorizado a promover o registro de uma área de 133.369,50m² (cento e trinta e três mil, trezentos e sessenta e nove metros quadrados e cinquenta decímetros quadrados), integrante do Loteamento Mar Azul, com a finalidade de regularizar a escrituração do referido empreendimento, junto ao Registro Geral de Imóveis, conforme consignado no Processo Administrativo nº 11.507/2008, e no anexo único desta Lei.
Segundo o secretário da Sehab, Alessandro Lube, as transferências serão realizadas por meio de processos administrativos específicos e independentes, nos quais deve ser observado como requisito prévio autorizador, a comprovação pelo beneficiário, pelos meios admitidos em direito, da posse legítima do lote a ser transferido. As despesas inerentes à transferência de propriedade autorizada no caput deste artigo correrão exclusivamente por conta do beneficiário. “Correrão também exclusivamente por conta do beneficiário as despesas referentes à posse, propriedade e uso do imóvel, tais como os gastos com energia elétrica, água, etc, passados, presentes e futuros”, disse.
Confira abaixo o passo a passo para lavrar a escritura
Os interessados deverão comparecer em um dos cartórios localizados na sede do município, munidos de cópias dos presentes documentos:
• CPF
• RG
• Comprovante de endereço
• Cópia do Contrato de compra e venda do imóvel
• Cópia do RG e CPF do vendedor
• Cópia de contrato ou escritura de compra e venda do imóvel junto a imobiliária
• Se o imóvel teve mais de dois possuidores de modo sucessivo, deve ser apresentado cópia de todos os contratos de compra e venda, escritura ou recibo que comprove a cadeia dominical, entre o último dominante e o primeiro.
Após a apresentação da documentação, o cartório apresentará requerimento junto ao município à anuência para a lavratura da minuta de escritura. A Minuta será levada ao crivo da secretaria de Governo (Segov) para autorização de sua lavratura definitiva. O município emitirá a anuência e a guia de recolhimento de ITBI e enviará ao cartório. Após o pagamento da guia, o cartório realizara a lavratura da escritura definitiva.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Mobilidade Urbana: aferição anual de taxímetros vai até 29 de outubro
- Aprende Brasil: estudantes da Educação Infantil (Grupo IV) são contemplados com materiais estruturados e sistematizados
- 26ª Expo Aracruz: Agropecuária movimenta negócios milionários e reforça posição estratégica do município no setor
- Estudantes da Rede Municipal de Ensino são homenageados em Sessão Solene
- Processo Seletivo Simplificado Semed 004/2023: Educação divulga a 81ª Chamada
- Prorrogado o prazo da Consulta Pública sobre Limpeza Urbana e Manejo de Resíduos Sólidos
- O papel do Plano Diretor Municipal no desenvolvimento da cidade
- Fazenda realiza gratuitamente o preenchimento da Declaração do ITR 2025
- “Era Digital: Inovação e Ensino em 3ª Dimensão” – Emef Álvaro Souza investe em metodologias tecnológicas no processo de ensino-aprendizagem
- Feira de Adoção da 26ª Expo Aracruz muda o destino de sete animais