Secretaria de Turismo e Cultura esclarece fatos sobre edital da Lei Aldir Blanc
A Prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria de Turismo e Cultura (Semtur), esclarece que o livro “Bastardo”, de autoria do artista Apolo Bridgestone, foi produzido em meados de 2020, com recursos do próprio autor, não tendo qualquer interferência da PMA na sua produção e/ou distribuição.
Na mesma época, o Governo Federal disponibilizou, por meio da recém criada Lei Aldir Blanc, um auxílio financeiro ao setor cultural para amparar os artistas diante do cenário da pandemia do coronavírus. Coube à prefeitura divulgar e selecionar, por meio de edital (Nº 001/2020), os artistas que captariam na forma de premiação os recursos destinados a cada categoria, de acordo com os critérios estabelecidos pela Lei. Esses recursos financeiros foram destinados pelo Governo Federal e não contou com a utilização de verba pública municipal.
O artista Apolo foi contemplado na categoria "Apresentações Teatrais/Leitura Dramática" do citado Edital, e utilizou os recursos para a produção de um vídeo, contando por meio de uma leitura dramática a história de seu livro, com conteúdo para maiores de 18 anos, sendo aprovado por uma comissão julgadora composta por servidores da Semtur, da gestão anterior, comissão essa que teve a aprovação do Conselho Municipal de Cultura. O autor cumpriu todos os requisitos necessários e recebeu o recurso em dezembro de 2020.
O vídeo em questão foi produzido e posteriormente divulgado nas redes sociais do próprio autor, sem a interferência do poder público.
No momento, o edital está na fase de prestação de contas, quando todos os contemplados comprovam a execução das suas propostas para encerramento do processo.
A Prefeitura de Aracruz aproveita para manifestar seu repúdio às postagens e notícias que circularam na internet que tentaram vincular a produção do aludido livro à gestão municipal, que teria utilizado recursos públicos municipais para isso, quando na verdade o mesmo foi produzido e divulgado pelo próprio autor. E também manifesta seu repúdio a toda e qualquer forma de discriminação, seja por conta da orientação sexual, da cor da pele ou da religião.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Papai Noel dos Correios estimula a escrita, a expressão artística e o desenvolvimento de habilidades de comunicação de centenas de estudantes da Emef Novo Irajá
- Educação encerra ciclos de formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) em 2025
- Produtores aprendem manejo do cacau e visitam cultivo referência em curso oferecido pela Semap
- Prefeitura realiza Consulta Pública do Diagnóstico da 2ª Oficina - Plano de Gestão Integrada
- Divulgação Final Após Sorteio - Ambulantes - Informativo 004 do Edital de Chamamento Público n.º 022/2025
- 2º Encontro Nacional de Gestores fortalece a implementação das políticas de recomposição das aprendizagens
- Premiação da Olimpíada Cactus celebra talento e esforço de estudantes e educadores da Rede Municipal de Ensino
- Secretaria de Fazenda aprofunda estudo sobre a Reforma Tributária e as mudanças válidas a partir de 2026
- 64 participantes do Projeto Empreendedorismo Social Qualificando Pessoas são certificados em Guaraná
- Aracruz conquista Selo Diamante de Transparência e Governança Pública 2025 pelo segundo ano consecutivo