Secretaria de Desenvolvimento Econômico prevê agenda de ações com investimentos em adequações operacionais da Portocel

A Prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Semde), pensando em criar condições para o município melhorar a oferta de ambientes de negócios e infraestrutura, e assim poder receber novos investimentos da Portocel, vem trabalhando na criação de uma agenda de ações que prevê, por exemplo, ampliar e desburocratizar demais investimentos, além de oferecer qualificação da mão de obra local para que os moradores tenham oportunidade de serem inseridos no mercado de trabalho.
A Portocel anunciou que irá destinar 20 milhões de reais em adequações operacionais ferroviárias para que a celulose solvente, que será produzida em 2022 pela LD Celulose, localizada em Indianápolis e Araguari, no triângulo mineiro, possa ser escoada pelo Espírito Santo. O Secretário de Desenvolvimento Econômico (Semde) José Eduardo Faria comentou sobre necessidades que surgem com a expansão portuária no município.
“A Portocel tem uma estrutura e logística muito boa, e é referência na operação da celulose, porém essa vocação, que eles fazem muito bem, é restrita para a exportação desse produto. E com sua estrutura portuária, eles têm capacidade de investir em diversidade, como é o que está sendo feito. A novidade é que com essa diversificação, temos que começar a criar condições para atrair e receber empresas que irão produzir para atender as demandas com um ambiente favorável”, ressaltou.
Ainda de acordo com José Eduardo o investimento de 20 milhões para essa adequação ferroviária em si, já é uma ótima notícia. “As adequações operacionais vão gerar empregos para o município, movimentando a economia e gerando tributos que poderão trazer receitas a serem aplicadas em áreas como a saúde e educação. É um grande passo na direção de ampliar a atuação do porto, sinalizando para a diversificação, que cria novas possibilidades de mercado para a própria atividade portuária já existente”, pontuou.
A Portocel também está investindo na movimentação de cargas rochosas ornamentais, que fortalecem o posicionamento como opção logística diferenciada. “Isso faz com que nossa cidade fique cada vez mais competitiva, criando potencial e abrindo novas oportunidades e nós, enquanto poder público, entramos diretamente na raiz dessa questão, pois novos investimentos nos traz novas perspectivas de negócios, além da geração de emprego, renda, ainda mais nesse momento difícil que passa o país. ”, finalizou o secretário.
O prefeito Dr. Coutinho lembrou que já havia se encontrado com representantes da Portocel quando ainda se discutia qual seria a melhor logística para a escoação de novos produtos. Ele que é de Barra do Riacho, também falou dos benefícios que o local pode receber. “Eu já estive na Portocel com meus secretários de Desenvolvimento Econômico, Meio Ambiente e Obras e Infraestrutura, quando conversamos sobre esta expansão do porto e a criação de novas ferrovias. Na ocasião eles nos solicitaram que pudéssemos colaborar com a qualificação da mão de obra local. Vejo tudo isso com bons olhos, ainda mais porque sou da Barra do Riacho e tenho um sonho de criança em ver o porto crescer, e com ele a comunidade local", disse.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- “Como todos podem aprender?” Especialista em educação, diversidade e inclusão social palestra a profissionais da Rede Municipal de Ensino
- Mobilidade Urbana: aferição anual de taxímetros vai até 29 de outubro
- Aprende Brasil: estudantes da Educação Infantil (Grupo IV) são contemplados com materiais estruturados e sistematizados
- 26ª Expo Aracruz: Agropecuária movimenta negócios milionários e reforça posição estratégica do município no setor
- Estudantes da Rede Municipal de Ensino são homenageados em Sessão Solene
- Processo Seletivo Simplificado Semed 004/2023: Educação divulga a 81ª Chamada
- Prorrogado o prazo da Consulta Pública sobre Limpeza Urbana e Manejo de Resíduos Sólidos
- O papel do Plano Diretor Municipal no desenvolvimento da cidade
- Fazenda realiza gratuitamente o preenchimento da Declaração do ITR 2025
- “Era Digital: Inovação e Ensino em 3ª Dimensão” – Emef Álvaro Souza investe em metodologias tecnológicas no processo de ensino-aprendizagem