Prefeitura apoia Maio Amarelo para incentivar um trânsito mais seguro
A fim de reduzir os índices de acidentes de trânsito e conscientizar os condutores do município, a Secretaria de Transportes e Serviços Urbanos (Setrans) está apoiando a campanha Maio Amarelo que fomenta discussões e atitudes voltadas à necessidade urgente da redução do número de mortes e feridos graves no trânsito.
O Maio Amarelo é uma iniciativa para conscientizar motoristas, ciclistas e pedestres durante todo o mês, e também mostrar que é possível conviver em harmonia em ruas e rodovias visando diminuir o número de vítimas. Neste ano, a campanha, instaurada com base em uma resolução da Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU), tem como slogan “Respeito e Responsabilidade: Pratique no Trânsito”.
Segundo o secretário da Setrans, Almir Vianna, o intuito é abrir espaço para a reflexão sobre a impaciência e a intolerância de todos que fazem parte diariamente da circulação no trânsito. “É importante que o indivíduo se coloque no lugar do outro diante às diversas situações que acontecem todos os dias nas ruas e vias, estimulando a empatia, o respeito e a responsabilidade em relação ao próximo e a si mesmo”.
Por que maio?
A escolha do mês de maio foi motivada pela proposta da ONU (Organização das Nações Unidas) quando decretou a Década de Ação para Segurança no Trânsito em 11 de maio de 2011. Com isso, o balanço das ações sempre é realizado em maio, no mundo todo.
Por que amarelo?
A cor amarela foi escolhida por ser a cor da advertência no trânsito. Placas amarelas alertam sobre possíveis problemas, seja nas estradas ou no perímetro urbano.
A cor amarela do semáforo traduz-se em atenção. Portanto, o amarelo é hoje o sinal de alerta no trânsito de todo o mundo.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- “Como todos podem aprender?” Especialista em educação, diversidade e inclusão social palestra a profissionais da Rede Municipal de Ensino
- Mobilidade Urbana: aferição anual de taxímetros vai até 29 de outubro
- Aprende Brasil: estudantes da Educação Infantil (Grupo IV) são contemplados com materiais estruturados e sistematizados
- 26ª Expo Aracruz: Agropecuária movimenta negócios milionários e reforça posição estratégica do município no setor
- Estudantes da Rede Municipal de Ensino são homenageados em Sessão Solene
- Processo Seletivo Simplificado Semed 004/2023: Educação divulga a 81ª Chamada
- Prorrogado o prazo da Consulta Pública sobre Limpeza Urbana e Manejo de Resíduos Sólidos
- O papel do Plano Diretor Municipal no desenvolvimento da cidade
- Fazenda realiza gratuitamente o preenchimento da Declaração do ITR 2025
- “Era Digital: Inovação e Ensino em 3ª Dimensão” – Emef Álvaro Souza investe em metodologias tecnológicas no processo de ensino-aprendizagem