Equipe do Polo parabeniza todos os envolvidos no 1º Seminário de Educação Especial na Perspectiva Inclusiva
-1.jpg)
Entre os dias 7 e 8 de abril de 2021 aconteceu o 1º Seminário de Educação Especial na Perspectiva Inclusiva pelo Google Meet. do Polo de Apoio Presencial da UAB e Centro de Formação de Professores José Modenese – Aracruz – ES, em parceria com o IFES, por meio dos cursos de Licenciatura em Letras Português e Informática.
Participaram alunos das três turmas dos cursos de Licenciatura em Letras Português e Informática, tutores, coordenador e pedagogo do Polo UAB Aracruz, convidados do Setor de Educação Especial da Semed e representantes de outros polos. O objetivo do Seminário foi socializar o conhecimento da área de educação especial na perspectiva da inclusão, com vistas a fomentar políticas públicas, adaptações curriculares e práticas pedagógicas mais democráticas, visando a garantia do direito à aprendizagem.
No dia 7 de abril, a Profª. Ma. Mônica Andréa Porto Louvem abordou a temática REFLEXÃO SOBRE AS POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E PRÁTICAS EDUCACIONAIS INCLUSIVAS. Apresentou uma linha do tempo com os principais marcos históricos da educação especial e da educação inclusiva. A diferença entre educação especial e educação inclusiva, em que a Educação Especial constitui-se numa modalidade de ensino, que visa garantir o direito à educação aos alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento ou altas habilidades/superdotação e a educação inclusiva visa políticas públicas que garantam a matrícula, permanência e aprendizagem em educação de qualidade a todos os alunos, independente de suas condições físicas, intelectuais, linguísticas e outras, princípio da diversidade.
Já no dia 8 de abril a Profª. Esp. Adriana Regina de Andrade Azeredo abordou a temática ADAPTAÇÃO CURRICULAR E ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS NA EDUCAÇÃO ESPECIAL, compartilhou suas vivências de sala de aula, abordando sobre um currículo, estratégias metodológicas e avaliação que respeite os interesses e necessidades do educando, considerando todos os seus aspectos: cognitivo, social, emocional e psicomotor; que promova o desenvolvimento de todos, apesar das diferentes necessidades educativas. Demonstrou através de exemplos como seria essas adaptações curriculares para atender da melhor forma possível os alunos inseridos nas salas de aula. É através dessas adaptações que os diferentes educandos público-alvo da Educação Especial têm acesso ao currículo.
A coordenadora do Polo UAB Aracruz destaca a relevância do evento, parabeniza os participantes desse Seminário, pois o compromisso é de todos e que a Educação Especial é uma modalidade de ensino que visa garantir o direito à educação de todos.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Árvores que estavam danificando prédios escolares são substituídas por espécies diferentes
- Aldeia de Caieiras Velha realiza o Campeonato Indígena de Futebol de Areia neste final de semana
- Nova secretaria marca um passo estratégico e necessário na evolução da gestão urbana da cidade
- Veículos abandonados são recolhidos das ruas em ação conjunta de zeladoria urbana
- Ritmo e Movimento: Prefeitura oferece aulas gratuitas de Too Dance na Praça da Paz
- Esporte realiza Festival Solidário de Basquete neste sábado (10) na Praça da Paz
- Inovação e inclusão: kits do Lego Braille Bricks chegam em Aracruz para atender estudantes com baixa visão e cegueira
- Enxertia de Cacau é tema de curso oferecido pela Secretaria Municipal de Agricultura
- Processo Seletivo Simplificado Semed nº 004/2023: Prefeitura de Aracruz divulga a 69ª Chamada
- Programa Saúde na Escola: crianças do Cmei Donatila Coutinho participam de conversa sobre prevenção da violência e exploração sexual infantil