Prefeitura promove ação e abriga as pessoas em situação de rua
Na manhã desta quarta-feira (31), a Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho (Semds) da Prefeitura de Aracruz, promoveu uma ação junto às pessoas que se encontravam em situação de rua e que desde ontem (30), ocupavam os espaços da rodoviária para se abrigarem das chuvas que caíram sobre o município durante esta madrugada.
Na última semana, a PMA demoliu um imóvel particular nas proximidades do Mercado Municipal, local onde se abrigavam pessoas em situação de rua. Com a demolição a população questionou o destino das pessoas que ficavam no entorno do imóvel.
Desde o início da pandemia a secretaria vem se empenhando em oferecer abrigo a essas pessoas, visando não só retirá-los das ruas, mas também como forma de evitar a contaminação e propagação entre eles da Covid-19, cujo o risco é alto em razão da precariedade das condições de higiene em que vivem.
A Semds alugou um imóvel no ano passado com o objetivo de abrigar essas pessoas, mas poucos se interessaram em morar no local. Com o ocorrido (homicídio) no interior do imóvel que foi demolido, eles perceberam que estão vulneráveis e aceitaram o benefício.
A Secretária Dileuza Marins Del Caro acompanhou pessoalmente a ação que foi realizada pela equipe de abordagem do Centro de Referência Especializada em Assistência Social (Creas), sob a coordenação de Jane Garuzzi e Pedro Guimarães. “A secretaria disponibilizou um veículo para realizar o transporte dessas pessoas até o imóvel localizado no Bairro de Fátima. Cada um recebeu colchão, lençol, travesseiro, fronha, cobertor, chinelos e um kit de higiene e limpeza, contendo sabonete, desodorante, creme dental, escova de dentes, papel higiênico, toalha de banho, vassoura, rodo, pano de chão, sabão em barra, sabão em pó, detergente e água sanitária. As pessoas em situação de rua que estão abrigadas neste local, recebem diariamente da prefeitura, três refeições, sendo café da manhã, almoço e jantar”.
Dileuza ressalta ainda que a comunidade pode ajudar com a doação de outros alimentos, como frutas, biscoitos, pães e principalmente roupas masculinas e calçados. “Muitos deles possuem apenas a roupa do corpo. As doações podem ser entregues na Semds, localizada na rua Padre João Bauer – Nº 20, de segunda a sexta-feira, das 07h às 17h. Os serviços voluntários também são bem-vindos, como corte de cabelo e barba. Quem se interessar em ajudar, deve entrar em contato por telefone com o Creas ou com a secretaria”.
A secretária finaliza, solicitando que vizinhos ao imóvel locado onde estão abrigados essas pessoas, tenham compreensão. A vida daqueles que vivem em condições desumanas, levam-os a ter muitos motivos para desistir. É muito difícil o resgate da cidadania quando lidamos com pessoas em situação de rua, que muitas vezes não têm qualquer perspectiva de futuro. O trabalho de resgate é árduo, longo e diário, mas quando a comunidade consegue enxergar essas pessoas como seres humanos que precisam de apoio, as chances de sucesso são muito maiores”.
Telefone Creas: 3270-7433/ 228/ 2229
Telefone Semds: 3270-7402
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Árvores que estavam danificando prédios escolares são substituídas por espécies diferentes
- Aldeia de Caieiras Velha realiza o Campeonato Indígena de Futebol de Areia neste final de semana
- Nova secretaria marca um passo estratégico e necessário na evolução da gestão urbana da cidade
- Veículos abandonados são recolhidos das ruas em ação conjunta de zeladoria urbana
- Ritmo e Movimento: Prefeitura oferece aulas gratuitas de Too Dance na Praça da Paz
- Esporte realiza Festival Solidário de Basquete neste sábado (10) na Praça da Paz
- Inovação e inclusão: kits do Lego Braille Bricks chegam em Aracruz para atender estudantes com baixa visão e cegueira
- Enxertia de Cacau é tema de curso oferecido pela Secretaria Municipal de Agricultura
- Processo Seletivo Simplificado Semed nº 004/2023: Prefeitura de Aracruz divulga a 69ª Chamada
- Programa Saúde na Escola: crianças do Cmei Donatila Coutinho participam de conversa sobre prevenção da violência e exploração sexual infantil