Prefeitura promove ação e abriga as pessoas em situação de rua
Na manhã desta quarta-feira (31), a Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho (Semds) da Prefeitura de Aracruz, promoveu uma ação junto às pessoas que se encontravam em situação de rua e que desde ontem (30), ocupavam os espaços da rodoviária para se abrigarem das chuvas que caíram sobre o município durante esta madrugada.
Na última semana, a PMA demoliu um imóvel particular nas proximidades do Mercado Municipal, local onde se abrigavam pessoas em situação de rua. Com a demolição a população questionou o destino das pessoas que ficavam no entorno do imóvel.
Desde o início da pandemia a secretaria vem se empenhando em oferecer abrigo a essas pessoas, visando não só retirá-los das ruas, mas também como forma de evitar a contaminação e propagação entre eles da Covid-19, cujo o risco é alto em razão da precariedade das condições de higiene em que vivem.
A Semds alugou um imóvel no ano passado com o objetivo de abrigar essas pessoas, mas poucos se interessaram em morar no local. Com o ocorrido (homicídio) no interior do imóvel que foi demolido, eles perceberam que estão vulneráveis e aceitaram o benefício.
A Secretária Dileuza Marins Del Caro acompanhou pessoalmente a ação que foi realizada pela equipe de abordagem do Centro de Referência Especializada em Assistência Social (Creas), sob a coordenação de Jane Garuzzi e Pedro Guimarães. “A secretaria disponibilizou um veículo para realizar o transporte dessas pessoas até o imóvel localizado no Bairro de Fátima. Cada um recebeu colchão, lençol, travesseiro, fronha, cobertor, chinelos e um kit de higiene e limpeza, contendo sabonete, desodorante, creme dental, escova de dentes, papel higiênico, toalha de banho, vassoura, rodo, pano de chão, sabão em barra, sabão em pó, detergente e água sanitária. As pessoas em situação de rua que estão abrigadas neste local, recebem diariamente da prefeitura, três refeições, sendo café da manhã, almoço e jantar”.
Dileuza ressalta ainda que a comunidade pode ajudar com a doação de outros alimentos, como frutas, biscoitos, pães e principalmente roupas masculinas e calçados. “Muitos deles possuem apenas a roupa do corpo. As doações podem ser entregues na Semds, localizada na rua Padre João Bauer – Nº 20, de segunda a sexta-feira, das 07h às 17h. Os serviços voluntários também são bem-vindos, como corte de cabelo e barba. Quem se interessar em ajudar, deve entrar em contato por telefone com o Creas ou com a secretaria”.
A secretária finaliza, solicitando que vizinhos ao imóvel locado onde estão abrigados essas pessoas, tenham compreensão. A vida daqueles que vivem em condições desumanas, levam-os a ter muitos motivos para desistir. É muito difícil o resgate da cidadania quando lidamos com pessoas em situação de rua, que muitas vezes não têm qualquer perspectiva de futuro. O trabalho de resgate é árduo, longo e diário, mas quando a comunidade consegue enxergar essas pessoas como seres humanos que precisam de apoio, as chances de sucesso são muito maiores”.
Telefone Creas: 3270-7433/ 228/ 2229
Telefone Semds: 3270-7402
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Prazo para Alistamento Militar termina em 30 de junho
- 13ª Conferência Municipal de Saúde reúne sociedade e gestores para fortalecer o SUS em Aracruz
- Aracruz receberá quatro Totens de Segurança para ampliar monitoramento urbano
- 2ª CONVOCAÇÃO SEMSA - EDITAL 002-2026
- Aracruz receberá premiação do Reality Show ‘Escola de Sabores’ na próxima terça-feira (23)
- Emef Coqueiral: Prefeitura conclui licitação para a retomada das obras
- Mobilização conscientiza população sobre direitos da pessoa idosa em Aracruz
- 7ª CONVOCAÇÃO - SEMDS EDITAL Nº 001.2026
- Pedagogos da Rede Municipal de Ensino participam de formação continuada sobre avaliações do SAEV e Fluência Leitora
- Aracruz ocupa primeiro lugar no Espírito Santo em criação de vagas formais