World Café: plenária reúne profissionais para relato de Boas Práticas das Escolas de Educação Integral em Tempo Integral

Publicado em: 07 de novembro de 2025
Texto: Thiago de Barros
Imagem: Comunicação
World Café: plenária reúne profissionais para relato de Boas Práticas das Escolas de Educação Integral em Tempo Integral

A Prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria de Educação (Semed), em parceria com o ES em Ação, promoveu na manhã e tarde desta quinta-feira (6), no auditório do Sesi/Senai, uma Plenária das Boas Práticas das Escolas de Educação Integral em Tempo Integral do município. O evento contou com as presenças do prefeito Dr. Coutinho, da secretária de Educação Jenilza Spinassé, do Gerente de Regime de Colaboração com os municípios Saulo Andreon, do Assessor do Regime de Colaboração da Educação de Tempo Integral dos Municípios (Sedu), Gledson Figueiredo, da Supervisora do Tempo Integral do ES em Ação, Ayone Sossai, além das Coordenadoras do Setor de Educação Integral (Semed), Marlene Bergamin e do Setor de Educação Infantil (Semed) Jocenir Elaine.

O World Café objetivou reunir as sete escolas de tempo integral de Aracruz para uma troca de experiências e compartilhamento das boas práticas que estão transformando a educação do município. Mais do que um simples encontro, foi um espaço de construção coletiva, onde se pôde reconhecer e valorizar o empenho de professores, técnicos, gestores e toda a comunidade escolar, reafirmando o compromisso com uma educação integral que forma cidadãos críticos, autônomos e preparados para os desafios do mundo contemporâneo.

Abrindo as falas das autoridades, a secretária de Educaçao Jenilza Spinassé agradeceu a sua equipe, o Governo do Estado pela parceria e o ES em Ação pelo grande apoio na inserção e manutenção da Educação Integral em Aracruz. “Posso dizer que o ES em Ação apoiou e continua apoiando a implantação da educação integral em Aracruz. Iniciamos essa gestão em 2021 sem nenhuma escola no tempo integral, e hoje a gente já atinge sete escolas que atendem nossos estudantes. Queria aproveitar também para agradecer o grande esforço que nossa equipe teve na realização desse importante evento. São eles que planejam, que acompanham e que estão juntos diariamente atendendo as demandas das escolas. Aracruz aceitou esse desafio e hoje também temos uma escola infantil em tempo integral no assentamento de Vila do Riacho. Todos estão fazendo muita diferença. Parabéns e bom evento”, enfatizou.

Em seguida, a Coordenadora do Setor de Educação Integral (Semed), Marlene Bergamin, lembrou como e porque o apoio do ES em Ação tem trazido grandes resultados nas escolas. “Se hoje temos pernas para caminharmos sozinhos, é porque o ES em Ação nos ajudou muito com um acompanhamento e monitoramento contínuo, além das orientações, o que sem dúvida, fez a diferença. Nossas meninas do setor também uniram força e competência para o sucesso do programa. Que possamos seguir com essas vitórias”, disse.

Representando a Secretaria de Estado da Educação (Sedu), Gledson Figueiredo, refletiu sobre os desafios da educação integral. “Fiquei muito feliz quando vi um evento desse porte para falar desse tema, sobretudo em uma época do ano em que estamos nos preparando para nossas entregas. Esses eventos têm um caráter formativo e colaborativo, mas a educação integral também é muito desafiadora. Eu assumi o programa estadual (Proeti) da Sedu que foi criado para dar suporte aos municípios, o que era uma meta muito desafiadora para todo mundo, pois o governo do estado entendeu que os municípios precisariam desse suporte”, explicou.

Ainda de acordo com Gledson, em Aracruz, a educação integral tem um toque especial. “Fazendo um recorte, posso afirmar que essa cidade tem um ‘plus’, algo muito especial, porque quando a gente traz esse programa, estamos falando de um regime de colaboração que por mais que já estivesse expresso em nossa constituição, não sabíamos como fazer e construí-lo. Porém aqui essa característica tem um ponto de convergência muito forte, conversando muito e tendo uma construção coletiva que traz esse regime e a intersetorialidade, o que é muito importante, porque a ideia é unir forças para a educação trazer bons frutos”, afirmou.

O público ainda pôde apreciar um belo momento cultural com os estudantes dos 5º anos do CMEBTI Esther Nascimento dos Santos. Sob a regência da professora mestre, Vanessa Souza, eles apresentaram o musical “a orquestra do som”, resultado de um trabalho desenvolvido nas aulas de arte.

“O papel do professor na alfabetização e na construção da Educação Integral” foi tema da palestra ministrada por Saulo Andreon, Gerente de Regime de Colaboração com os Municípios. No período da tarde as sete escolas de tempo integral do município fizeram seus compartilhamentos de ideias trabalhando temas como “Gestão em movimento”, “Aprendizagem ativa do professor”, “Parceiros locais”, “Corresponsabilidade da fluência leitora”, “Ensino e aprendizagem com música”, “Explorando a matemática com autonomia e criatividade”, dentre outros.

A coordenadora de educação do ES em Ação, Polliana Aroeira, conduziu a cerimônia de encerramento do evento fortalecendo o sentimento de pertencimento e de propósito entre todos os participantes. Que os frutos dessa jornada continuem inspirando novas práticas, fortalecendo vínculos e promovendo uma educação que forma para a vida.

Compartilhe essa notícia:

Galeria: