Oficina “Meu Território, Minhas Oportunidades” estimula a criatividade, o senso de pertencimento e o protagonismo juvenil em estudantes da Emef Santa Cruz

Publicado em: 07 de novembro de 2025
Texto: Renato Lana de Faria
Imagem: Divulgação
Oficina “Meu Território, Minhas Oportunidades” estimula a criatividade, o senso de pertencimento e o protagonismo juvenil em estudantes da Emef Santa Cruz

Em uma iniciativa que une Turismo e Educação Empreendedora, estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Santa Cruz participaram da oficina “Meu Território, Minhas Oportunidades”, promovida em parceria com o Sebrae. Esta proposta pedagógica convidou os adolescentes a redescobrir o município sob a ótica do turismo sustentável, da criatividade e do pertencimento comunitário, transformando o aprendizado em uma verdadeira jornada de descobertas e inovação.

Durante uma semana, as turmas do 6º aos 9º anos embarcaram na “Jornada dos Exploradores”, um percurso dividido em quatro etapas, nas quais observaram, sentiram e refletiram sobre as riquezas culturais, naturais e humanas de Aracruz. A oficina estimulou o desenvolvimento de competências empreendedoras como colaboração, visão, pensamento crítico, empatia e iniciativa, alinhadas à matriz EntreComp, que orienta a formação de cidadãos empreendedores e protagonistas de seus territórios.

As atividades se destacaram pela metodologia CAV (Ciclo de Aprendizagem Vivencial), que valoriza a experiência prática e o protagonismo dos participantes. Entre os resultados, os estudantes produziram mapas das potencialidades turísticas locais, protótipos de negócios inspirados no turismo comunitário e projetos autorais voltados à valorização da identidade cultural do município.

“O engajamento foi um dos pontos altos da oficina. A participação ativa de cada aluno, os momentos de cooperação entre os grupos e a produção de vídeos com depoimentos espontâneos demonstraram o entusiasmo e o sentimento de pertencimento despertados pela experiência”, afirmou a diretora da escola, Lucinéia de Fátima Bressamini Polonini.

Para Roberta Vieira Stoco, do Setor de Turismo do Sebrae, esta ação representa mais do que uma atividade educacional, sendo ela uma estratégia de fomento à cultura empreendedora desde a escola, fortalecendo o vínculo entre educação e desenvolvimento local. “Ao reconhecer o território como espaço de oportunidades, os jovens exploradores de Aracruz reafirmam que empreender é também cuidar, valorizar e transformar o lugar onde se vive”, disse.

Ainda segundo Roberta, há muita coisa legal que pode ser trabalhada nos projetos de turismo, unindo educação empreendedora com educação patrimonial e sustentabilidade, articulando com soluções baseadas na natureza. “O mais interessante é como no início das oficinas eles focavam apenas em Santa Cruz e, ao final, já tinham um olhar amplo sobre Aracruz como um todo, percebendo o território de forma sistêmica”, finalizou.

Já de acordo com os oficineiros Júlia e Paulo, essa parceria deixou uma pequena "sementinha" na Emef Santa Cruz. “Os estudantes não faziam ideia de qual era o propósito do projeto de turismo. Mas aos pouquinhos, trabalhando a sensibilização com intencionalidade, eles foram compreendendo a importância de olhar o território com outros olhos e com um olhar empreendedor. Eles nunca tinham ouvido falar sobre protótipos e atitudes empreendedoras, por exemplo, porém, após essas atividades, saíram de lá até com nome e logomarca de empresas de turismo”, ressaltou.

Compartilhe essa notícia:

Galeria: