Seminário Nacional de Educação em Tempo Integral buscou ampliar a oferta da modalidade nas escolas de ensino básico

A Prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria de Educação (Semed) – Equipe de Implantação – participou na última semana, de quarta-feira (4) a sexta-feira (6), no Centro Cultural Okinawa do Brasil (CCOB), Diadema (SP), do seminário “Programa Escola em Tempo Integral: princípios para a Política de Educação Integral em Tempo Integral”. O evento foi uma iniciativa do MEC e teve como objetivo ampliar a oferta de tempo integral nas escolas de educação básica de todo o Brasil, como prevê o Plano Nacional de Educação, instituído pela Lei 13.005/2014.
Neste Ciclo de Seminário foram elaborados os princípios orientadores para a Educação Integral em Tempo Integral por etapa e modalidade da educação básica. Estiveram presentes inúmeras autoridades, ministros, representantes de universidades, entidades e organizações ligadas à educação de todo o país. De acordo com o MEC, serão destinados, entre 2023 e 2024, R$ 4 bilhões para aumentar em 1 milhão o número de matrículas. A ideia é chegar a 3,2 milhões de novas matrículas em tempo integral até 2026.
Até o momento, Aracruz já implantou a modalidade em três escolas no município, e a Semed pretende atender 50% dos estudantes da Rede Municipal de Ensino em jornada de tempo integral (Lei Nº 3.967/2015) até o final da vigência do Plano Municipal de Educação (PME), em 2025. “Evidenciamos que o tempo integral é a melhor alternativa para o desenvolvimento global do estudante. Além dos conteúdos atrelados à BNCC, também oferta uma parte diversificada voltada para o protagonismo e o projeto de vida do estudante. O seminário foi fundamental para refletirmos a elaboração das diretrizes que irão contribuir significativamente para o trabalho da Equipe Escolar”. Ressaltou a coordenadora municipal das escolas em tempo integral da Semed, Roberta Bertaso Sepulchro.
A primeira mesa teve como tema “A arte, a cultura, o esporte, o meio ambiente, direitos humanos, a ciência e tecnologia na Política de Educação Integral em Tempo Integral”, e em seguida, os microfones foram abertos para a perguntas e comentários dos participantes. Além das discussões nas mesas e painéis, o seminário também ofertou estandes temáticos, sendo que em cada um deles (Meio Ambiente, Arte e Cultura, Fala Curumim, Esporte, Acompanhamento Pedagógico e Dandara e Piatã), os próprios estudantes do Ensino Fundamental que participaram, ficaram responsáveis por expor e demonstrar os materiais e as atividades relacionadas aos temas.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Formação “Coleção Meu Futuro Melhor: Celebrando a Diversidade Étnico- Racial” promove desenvolvimento de competências
- 26ª Expo Aracruz contará com sistema de videomonitoramento com reconhecimento facial
- Agosto Lilás: ação transforma o Centro em espaço de cuidado e fortalecimento das mulheres
- Final de semana terá programação em Barra do Riacho e Jacupemba
- Prefeitura certifica primeira turma do curso de Marinheiro Auxiliar de Convés e de Máquinas
- Aracruz participa do 20° Fórum Nacional de Educação da Undime
- Velocidade: Campeonato Estadual de Velocidade na Terra acontece neste domingo(3)
- 26ª Expo Aracruz: contagem regressiva para o maior evento do norte do Estado
- Projeto Comunidade de Leitores: Emefi Ybyrapytanga realiza a 4ª edição da Peneira Literária (Kuatiarupema)
- Programa Saúde na Escola apresenta Lei Municipal da "Cantina Saudável" e discute os benefícios de uma boa alimentação