Educação de Aracruz é destaque no 2º Seminário Regional Práticas Exitosas

Publicado em: 05 de dezembro de 2025
Texto: Renato Lana de Faria
Imagem: Divulgação
Educação de Aracruz é destaque no 2º Seminário Regional Práticas Exitosas

Aconteceu na Superintendência Regional de Linhares (SR4) nesta quinta-feira (4), o 2º Seminário Regional Práticas Exitosas. O município esteve representado pela secretária da Semed, Jenilza Spinassé e equipe técnica. Durante o evento, também houve uma cerimônia de premiação da 18ª edição do Prêmio Sedu: Boas Práticas na Educação, que reconheceu as melhores iniciativas que traduzem o compromisso de gestores, professores e equipes pedagógicas com a melhoria da educação pública capixaba.

A professora Karina Faustini Campana, da Emef Luiza Silvina Jardim Rebuzzi, que atua na Rede Municipal há  30 anos, foi premiada com o troféu ‘Professora Alfabetizadora’ pelo seu importante trabalho desempenhado no ano letivo de 2024. “Foi muito gratificante ver o conhecimento do nosso trabalho. Essa premiação me deixou muito feliz, sendo que ela representa todos os professores alfabetizadores do nosso município, que assim como eu, se dedicam no dia a dia nas salas de aula, planejando minuciosamente para que todas as crianças avancem em seus conhecimentos. Tenho a consciência que realizei tudo o que eu acredito e aprendi ao longo desses 30 anos em sala de aula, com as formações oferecidas pelo município e pelo estado e também pelo MEC. Sempre acreditei no potencial de nossos estudantes, e isso, com certeza, faz a diferença nos resultados que colhemos”, destacou.

Ainda de acordo com Karina, este prêmio também é resultado de uma prova externa realizada pelo Programa de Avaliação da Educação Básica do Espírito Santo (Paebes). “Esta é uma avaliação a nível de estado, e a minha turma do 2º ano de 2024 obteve a melhor pontuação do nosso município. Os seis municípios que participaram foram representados pelos professores com as melhores notas. Ficamos sabendo na hora que seríamos premiados, e por isso foi uma surpresa. Fiquei muito emocionada por esse reconhecimento e por ter sido contemplada”, completou.

Além de Aracruz, também participaram do seminário representantes dos municípios de Ibiraçu, João Neiva, Rio Bananal e Sooretama, sendo todos fizeram relatos de suas boas práticas e foram contemplados com o material didático complementar do Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo (Paes). A palestra de abertura foi mediada pela professora Cláudia Therezinha Moreira da Silva, com o tema “É possível alfabetizar todos ao final do 2º ano: evidências, práticas e o papel do Paes na sala de aula".

As boas práticas de Aracruz foram apresentadas pelas professoras Thaise Rocha Rodrigues, da Emef Álvaro Souza, Ana Cristhina Alves Nunes e Katia Suely Pereira Antunes da Emef Bárula Neves dos Santos, com os temas: ‘Corrida da Leitura e da Saúde’; ‘Da nascente do Rio Doce ao Manguezal do Rio Piraquê-Açu: o mergulho de crianças co autoras e co produtoras dos próprios viveres’ e ‘Mediação, cálculo e arte na parede com a professora Kátia Suely Pereira Antunes’.

O público ainda pôde apreciar uma apresentação artística no palco com as alfabetizadoras professoras Lúcia Ferreguetti e Valéria Vieira, do Grupo Risos e Aplausos. “Como é dito na própria cartilha do Governo do Estado, quando compartilhamos práticas, multiplicamos caminhos: o que nasce em uma sala pode iluminar toda uma rede. Parabéns à professora Karina pela premiação e por ter nos representado a nível de estado. Também queria agradecer todo nosso corpo técnico pedagógico pelo empenho e dedicação frente às nossas escolas. Estamos sim, contribuindo e muito para ampliarmos cada vez mais esses caminhos que levam à uma educação de excelência”, afirmou a secretária Jenilza Spinassé.

Compartilhe essa notícia: