Prêmio Escola que Colabora (PEC): Município de Aracruz realiza visita técnica formativa presencial em Afonso Cláudio

A Prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria de Educação (Semed), participou nesta quarta-feira (22), na Escola Municipal Agrícola de Afonso Cláudio, de uma visita técnica formativa presencial do Prêmio Escola que Colabora (PEC). Esta visita faz parte de um requisito que é exigido pelo próprio programa da Secretaria de Estado da Educação (Sedu).
O evento foi direcionado a gestores escolares, pedagogos, professores alfabetizadores, coordenadores municipais do Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo (Paes), articuladores municipais do Renalfa, além de assessores e técnicos do Regime de Colaboração e de Prestação de Contas da Superintendência Regional de Linhares (SRL).
Na ocasião, foi feita uma troca de boas práticas entre as escolas. Em Aracruz, a EMPI Pau-Brasil, agora denominada EMEF Ybyrapitanga, e a EMEFI Caieiras Velha, estão recebendo apoio de escolas dos municípios de Afonso Cláudio e Rio Bananal, respectivamente. Para isso, são analisados dados das fluências, com as escolas olhando para suas fragilidades em relação à alfabetização, assim como ações mais específicas voltadas para o fortalecimento e a efetiva alfabetização em cada território escolar, além das ações que competem à SRE, às secretarias municipais, aos gestores e professores.
"A visita técnica formativa com a EM Agrícola de Afonso Cláudio foi uma experiência única. Tivemos a oportunidade de compartilhar e aprender muitas práticas pedagógicas exitosas que têm fortalecido o processo de ensino e aprendizagem. Sentimos muito engajamento, comunicação, articulação e motivação por parte da equipe gestora que está empenhada em prol de um único objetivo, que é o direito de aprender de todos os estudantes", disse a subsecretária Marineusa Soares.
Prêmio Escola que Colabora
O Prêmio Escola que Colabora foi criado pela Lei 10.880/2018 (Sedu). Ele prevê a premiação de R$ 70 mil para as 50 escolas com os melhores indicadores educacionais no Programa de Avaliação da Educação Básica do Espírito Santo (Paebes) no ano anterior à edição do Prêmio. Com este recurso a escola poderá investir ainda mais na educação, ampliando suas práticas bem-sucedidas e inovando com novas estratégias.
As 50 escolas com melhores indicadores educacionais (escolas premiadas) estabelecem relações de cooperação técnico-pedagógica, pelo período de até dois anos, com 50 escolas com baixos indicadores educacionais (escolas apoiadas), com o propósito de, por meio de práticas educacionais exitosas compartilhadas, qualificar a educação das escolas apoiadas e, por consequência, melhorar seus índices.
Para obter sucesso nessa relação, as escolas apoiadas também farão jus a um auxílio financeiro no valor de R$ 50 mil, o qual deve ser usado em estratégias pedagógicas e investimentos materiais para melhoria da educação da unidade escolar.
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