Festa da Família no Cmei Cinderela destaca a ‘Natureza no Brincar’ e valoriza a cultura dos Povos Indígenas

Publicado em: 07 de julho de 2025
Texto: Renato Lana de Faria
Imagem: Comunicação/Thiago de Barros
Festa da Família no Cmei Cinderela destaca a ‘Natureza no Brincar’ e valoriza a cultura dos Povos Indígenas

O Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Cinderela, bairro Guanabara, promoveu na manhã deste sábado (5), o Dia da Família na Escola. Esta foi a terceira edição da festa, que tem o objetivo de fortalecer os laços família e escola, reconhecendo a importância desta parceria para o desenvolvimento socioeducacional das crianças.

Este ano o encontro foi permeado com o tema “A Natureza no Brincar”, trazendo para as famílias propostas brincantes com elementos da natureza, bem como a valorização da cultura dos povos pndígenas. O evento contou com as presenças do prefeito Dr. Coutinho e das secretárias de Educação (Semed), Jenilza Spinassé e de Gestão Estratégia (Seges), Jeesala Coutinho.

A equipe do CMEI, em um belo trabalho, organizou vários espaços da escola de forma a promover a interação, a aprendizagem, o resgate de culturas do brincar, fortalecendo por meio da informação, a proposta da Educação Infantil no município, bem como a cultura dos Povos Indígenas. Já na entrada da escola uma grande exposição de arte aguardava os convidados, que tiveram uma ótima oportunidade de conhecer mais sobre os costumes e tradições dos povos originários.

Foi feito um belo trabalho pelas professoras de arte, com as crianças dos Grupos III, IV, e com muita criatividade, foram usados materiais não estruturados, como cola caseira, e elementos como urucum, açafrão, pó de café, cascas, dentre outros. As professoras Maria das Graças Cardoso Borlini, Maristela Tonon Polastrelli Zani e Lucília de Araújo Chaves retrataram os artesanatos, os instrumentos e os costumes que estão presentes até hoje no dia a dia.

Haviam brinquedos como o pião, a peteca, o bilboquê, instrumentos musicais como o pau de chuva, o kabuletê e a casaca, entre outros materiais que encantaram a todos. Já dentro da escola, cada sala de aula aguardava as crianças com Oficinas Brincantes de recorte e colagem, confecção de petecas, brincadeiras e pinturas com elementos naturais e tintas naturais. As crianças e seus familiares puderam vivenciar momentos afetivos, com muita interação, tempo de qualidade e sem estímulos digitais, uma verdadeira conexão com a simplicidade dos elementos naturais e suas contribuições para o desenvolvimento infantil.

Logo de início, todos participaram de um momento para aquecer o corpo, e para isso, foi feita uma grande roda onde os presentes dançaram ao som de músicas de quadrilha. Em seguida começaram as brincadeiras, e até uma discoteca esperava pelos convidados. “Eu passei em todas as salas e vi que a escola realmente fez tudo pensando na aproximação com a família. Isso é muito importante, pois reforça esse laço. Parabéns a todos os envolvidos e que essas crianças cresçam se sentido cada vez mais abraçadas”, disse o prefeito.

Já mais para o final do evento, uma grande mesa foi montada no pátio da escola com um delicioso e partilhado “Café com Afeto”. “Faço questão de comparecer nesses eventos em nossas escolas, e estou percebendo que a cada festa que acontece, o número de famílias presentes aumentam, o que prova que isso é muito importante em todos os aspectos, e quando destacamos temas como a Natureza no Brincar, valorizando a simplicidade, a cultura dos povos originários, só reforça ainda mais nossa história, cultural e tradições”, completou a secretária Jenilza Spinassé.

A diretora Daniele Dettogni Piol em nome de toda equipe, agradeceu a presença do prefeito e das secretárias. “A presença de todos aqui só reflete a preocupação e valorização do trabalho do magistério, bem como com a oferta de uma educação de qualidade a toda comunidade aracruzense”, completou.

Compartilhe essa notícia: