Cidade Expo Inovadora começa em Aracruz e reúne especialistas, estudantes e empreendedores

Publicado em: 21 de outubro de 2025
Texto: Thiago de Barros
Imagem: Comunicação/Thiago de Barros
Cidade Expo Inovadora começa em Aracruz e reúne especialistas, estudantes e empreendedores

A primeira edição da Cidade Expo Inovadora começou na tarde desta terça-feira (21). O evento promete movimentar o cenário da tecnologia, da educação e do empreendedorismo capixaba. A iniciativa, que segue até quarta-feira (22), está sendo realizada nas Faculdades Integradas de Aracruz (Faacz) e reúne especialistas, empreendedores, estudantes e instituições de referência para discutir o futuro da inovação no Espírito Santo.

A feira, que acontece com apoio da Prefeitura Municipal de Aracruz, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a Universidade Aberta Capixaba (Unac), a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti), o Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), contou com a presença de representantes do poder público, setor produtivo e instituições de ensino.

A programação, que vai até esta quarta-feira (22), inclui painéis, talk shows, exposições de projetos e espaços de networking, que estimulam o surgimento de novas ideias, parcerias e negócios. Um dos destaques da abertura é o Talk com Inovação, promovido pela Innovar, com o tema “O Impacto da IA: Mudança ou Ameaça?”, conduzido por Geisiane Leão, coordenadora do Findeslab, laboratório de inovação do Sistema Findes.

Além das discussões sobre tecnologia e futuro, o evento destaca iniciativas que transformam vidas e ampliam oportunidades. O Instituto Vida & Carreira (Ivec) está oferecendo orientação profissional, teste vocacional e cadastro de currículos, além de articular bolsas de estudos em cursos técnicos e superiores para jovens de escolas públicas.

Outro ponto alto é a presença da Incubadora Espaço Empreendedor, que apresenta soluções e startups nascidas na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), como a Megamar, que utiliza drones para o monitoramento sustentável de cetáceos e corais; o Hippocampus, única empresa da América do Sul autorizada a comercializar cavalos-marinhos ornamentais de forma ética; aTiqPay, sistema de pagamentos por aproximação com inteligência artificial; aB-612 Soluções Sustentáveis, criadora de um retardante de chamas biodegradável e ecológico, entre outros.

O secretário de Desenvolvimento Econômico (Semde), José Eduardo F. de Azevedo, reforçou que a Cidade Expo Inovadora cria um ambiente fértil para novos negócios. “A inovação é o combustível do desenvolvimento. Com este evento, Aracruz reafirma seu papel de protagonista na diversificação econômica, aproximando empresas, instituições e empreendedores. Nosso objetivo é criar um ecossistema favorável à inovação, que gere emprego, renda e soluções reais para a sociedade”.

A secretária de Gestão Estratégica (Seges), Jeesala Coutinho, ressaltou que o evento consolida a visão de futuro construída pela gestão municipal. “Quando falamos em inovação, falamos em olhar estratégico para o desenvolvimento. Este evento é fruto de uma construção coletiva que une poder público, academia e setor produtivo. Aracruz tem se destacado na captação de investimentos e na implementação de projetos que fortalecem a economia e a geração de oportunidades para todos”.

Durante a cerimônia de abertura, o vice-prefeito Beto Vieira destacou que a Cidade Expo Inovadora é mais do que um evento, é um marco na trajetória de Aracruz rumo à inovação e ao desenvolvimento sustentável. “Aracruz está vivendo um novo tempo. Somos hoje uma cidade que pensa o futuro com os pés no presente. A Cidade Expo Inovadora nasce do desejo de conectar talentos, ideias e oportunidades, mostrando que a inovação não é apenas tecnologia, é atitude, é propósito, é cuidado com as pessoas e com o ambiente em que vivemos. O que vemos aqui é a força de uma cidade e de estudantes que acreditam no poder da educação, da ciência e do empreendedorismo como motores de transformação social”.

Já o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti), Bruno Lamas, destacou o protagonismo de Aracruz e revelou planos de ampliação do setor no município. “O Governo do Estado reconhece o potencial de Aracruz e da região norte como polos estratégicos de inovação. Estamos avançando nas tratativas para a implantação de um Parque Tecnológico, que vai integrar universidades, empresas e governo em um mesmo espaço, fortalecendo o desenvolvimento regional e criando oportunidades para as próximas gerações”. Lamas ainda falou sobre a implementação de um Parque Tecnológico em Aracruz.

A Cidade Expo Inovadora segue até esta quarta-feira (22), com entrada gratuita, na Faacz, das 9h às 19h. O evento é aberto ao público e representa uma vitrine do que há de mais criativo e transformador na inovação capixaba.

 

Compartilhe essa notícia:

Galeria: