Aracruz inicia Campanha Nacional de Multivacinação de crianças e adolescentes menores de 15 anos

Publicado em: 07 de outubro de 2025
Texto: Thais Tonini Patuzzo
Imagem: Comunicação
Aracruz inicia Campanha Nacional de Multivacinação de crianças e adolescentes menores de 15 anos

Teve início nesta segunda-feira (6), a Campanha Nacional de Multivacinação para atualização da caderneta de vacinação de crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade. A iniciativa é da Prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria de Saúde (Semsa), e acontece até o dia 31 de outubro em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município, das 7h às 16h. 

O principal objetivo da campanha é garantir o acesso às vacinas contempladas no Calendário Nacional de Vacinação da criança e do adolescente, promover a atualização da caderneta de vacinação, aumentar a cobertura e a homogeneidade vacinal, além de reduzir a incidência de doenças imunopreveníveis, contribuindo para o controle, eliminação e erradicação dessas enfermidades.

Para se vacinar, as crianças devem estar acompanhadas dos pais ou responsáveis. É necessário apresentar um documento de identificação com foto, CPF e a caderneta de vacinação, para que seja avaliada a necessidade da aplicação de outras vacinas. No local, a equipe verifica se falta alguma vacina para completar o esquema. O imunizante é aplicado na hora.

A vacinação em dia garante proteção individual e coletiva, prevenindo enfermidades graves e reduzindo a circulação de agentes infecciosos. Por isso, reforçamos que manter a caderneta de vacinação atualizada é fundamental para proteger não apenas a criança, mas também toda a família e a comunidade contra diversas doenças. Vale ressaltar que as vacinas são seguras, eficazes e uma das formas mais importantes de cuidar da saúde de todos”, destacou a secretária de Saúde de Aracruz, Rosiane Scarpatt.

 

Dia D
O Dia D de mobilização nacional da Campanha Nacional de Multivacinação será realizado no dia 18 de outubro, com todas as UBS abertas para facilitar o acesso da população. Pais e responsáveis devem comparecer levando a caderneta de vacinação para que seja feita a conferência e atualização da mesma.

HPV
A campanha também contempla a oferta da vacina contra o HPV para jovens de 15 a 19 anos, reforçando a importância da prevenção e ampliando a cobertura vacinal.

Entre as vacinas que podem ser atualizadas durante a campanha estão as que protegem contra doenças como:

Sarampo;

Caxumba;

Rubéola;

Catapora;

Difteria;

Tétano;

Coqueluche;

Hepatite B;

Meningites C e ACWY;

Pneumocócica;

Poliomielite;

Rotavírus;

Hepatite A;

Influenza;

Dengue;

Febre Amarela.

 

 

 

 

 

 

Compartilhe essa notícia: