Prefeitura de Aracruz alerta população quanto ao aumento do número de casos suspeitos de dengue no município

Considerando o aumento do número de casos suspeitos de dengue no município, a prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria de Saúde, alerta a população e vem trabalhando para reduzir o risco de desencadeamento de epidemias, fomentando os processos de mobilização social no combate ao Aedes aegypti, transmissor dos vírus da dengue, zika e chikungunya.
Com o aumento das chuvas nas últimas semanas, e também com o aumento do número de casos suspeitos de dengue no município, a SEMSA convoca a população a redobrar seus cuidados na prevenção à proliferação do mosquito Aedes aegypti para evitarmr um possível surto ou epidemia.
O CCZ do município de Aracruz tem trabalhado durante o ano todo no monitoramento e controle do vetor e da doença, com a visita de agentes casa a casa, trabalhos de educação em saúde, conscientização e a orientação da população próxima às áreas de maior risco. Vale lembrar que o uso do carro fumacê é restrito, pelo MS, a períodos de epidemia e não combate as larvas responsáveis pela infestação.
80% dos focos de mosquito estão dentro das residências
O Aedes aegypti é um mosquito doméstico. Ele vive dentro de casa e perto do homem. Com hábitos diurnos, ele aparece principalmente ao amanhecer e ao entardecer. A reprodução acontece em água limpa e parada, a partir da postura de ovos pelas fêmeas. Os ovos são colocados e distribuídos por diversos criadouros e se tornam mosquitos adultos em até sete dias.
O Ministério da Saúde informa que cerca de 80% dos focos de mosquito estão dentro das residências, o que reforça a responsabilidade de cada morador na prevenção. Em menos de 15 minutos é possível fazer uma varredura em casa e acabar com os recipientes com água parada, e todos nós podemos fazer uma vez por semana. Vale ressaltar que é do morador a principal responsabilidade de eliminar o mosquito.
Outras doenças
O mosquito da dengue também transmite outras doenças, como zika virus e febre chikungunya. A dengue, zika e chikungunya apresentam alguns sintomas em comum, como febre, dores de cabeça, dores nas articulações, enjoo e manchas vermelhas pelo corpo. Caso observe o aparecimento desses sintomas, não tome qualquer medicamento por conta própria. Busque a unidade de saúde mais próxima, todas as unidades do município estão prontas para o atendimento inicial.
Confira abaixo os spots da Campanha de combate à dengue e à febre chikungunya
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Mobilidade Urbana: aferição anual de taxímetros vai até 29 de outubro
- Aprende Brasil: estudantes da Educação Infantil (Grupo IV) são contemplados com materiais estruturados e sistematizados
- 26ª Expo Aracruz: Agropecuária movimenta negócios milionários e reforça posição estratégica do município no setor
- Estudantes da Rede Municipal de Ensino são homenageados em Sessão Solene
- Processo Seletivo Simplificado Semed 004/2023: Educação divulga a 81ª Chamada
- Prorrogado o prazo da Consulta Pública sobre Limpeza Urbana e Manejo de Resíduos Sólidos
- O papel do Plano Diretor Municipal no desenvolvimento da cidade
- Fazenda realiza gratuitamente o preenchimento da Declaração do ITR 2025
- “Era Digital: Inovação e Ensino em 3ª Dimensão” – Emef Álvaro Souza investe em metodologias tecnológicas no processo de ensino-aprendizagem
- Feira de Adoção da 26ª Expo Aracruz muda o destino de sete animais