Comunidades carentes, de pescadores e indígenas vão aprender fabricar sabão ecológico em projeto sustentável

Desde julho, uma parceria entre o Instituto Federal do Espirito Santo (IFES/Campus Aracruz) e a Prefeitura Municipal de Aracruz, através da Secretaria de Meio Ambiente (Seman), dá forma produtiva e educativa para enfrentar um sério problema ambiental: interferir no descarte incorreto de óleo de cozinha, por residências e estabelecimentos comerciais no meio ambiente. A proposta não só prevê a elaboração e realização de cursos de capacitação em comunidades, mas fazer com que a ação fomente a geração de renda para subsidiar o sustento de famílias. O embrião da iniciativa já atende a comunidade de pescadores artesanais.
Amparada pela Lei Municipal 3.980, de 5 de outubro 2015, que institui o programa municipal de incentivo ao tratamento e reciclagem de óleos e gorduras de origem vegetal ou animal e uso culinário, deu início ao processo para elaboração de iniciativas para atender a demanda da poluição lançada in natura no ambiente. O Ifes elaborou o projeto Ambiente Sustentável, em parceria com a Petrobras, que possui uma condicionante ambiental para prestação de serviços de educação ambiental junto às comunidades indígenas e pescadores artesanais de Aracruz, para por em prática uma ação de desenvolvimento sustentável nas comunidades carentes do município, com os seguintes objetivos: desenvolver a educação ambiental na comunidade; criar oportunidades de renda extra as famílias carentes; contribuir com a sustentabilidade social e ambiental e estreitar a relação do instituto com a comunidade.
Aí entrou em cena a Gerência de Educação Ambiental da SEMAM ao assinar o termo de intenção de parceria para viabilizar o cumprimento de ações no cronograma do projeto, com a entrega das fichas de inscrição do “Curso do Sabão Ecológico”. O processo avançou com a mobilização das coordenadoras do Centro Regional de Assistência Social (CRAS), em uma reunião no dia 14 de outubro, na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SEMDS). Em pauta, a qualificação de pessoas e a importância de envolver um representante da associação com perfil de multiplicador, para que saiba de leis, licenças, alvarás, etc. A coordenação dos cursos de extensão do Instituto Federal fortaleceu, durante a reunião, a proximidade da comunidade e do IFES.
O curso teve início no dia 9 de novembro, após as unidades do CRAS entregarem os documentos e a lista de seus respectivos candidatos, aptos a cursarem o projeto, baseado nos critérios determinados em reuniões com as Secretarias de Meio Ambiente e de Desenvolvimento Social e o IFES. O trabalho possibilitou a formação de duas turmas, totalizando 40 alunos, que receberão o certificado do IFES ao cursarem, pelo menos, 75% da carga horária de 80 horas.No cronograma do curso estão previstas: visita técnica aos laboratórios e demais estruturas do instituto, no Campus Aracruz; visita técnica a projetos similares; aula de segurança e da química envolvida na produção do sabão; extração do óleo de coco; confecção de sabão em barra, sabão em pasta, sabão líquido; aula teórica de sustentabilidade e legislação; aula teórica de empreendedorismo, visando a comercialização do produto final.
Entre os destaques da programação do curso está a visita e acompanhamento da produção de sabão no Banco Comunitário Verde Vida, em Vila Velha; desenvolvimento técnico científico de receitas de sabão com matéria-prima disponíveis na região; criação de sistema de recolhimento do óleo de fritura nas residências da região ou estabelecimentos que manipulam alimentos; oficinas de empreendedorismo e palestras nas escolas dessas comunidades e a realização do Curso de Sabão Ecológico. O público-alvo serão as comunidades indígenas e de pescadores da Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Piraquê-açú, além dos moradores de baixa renda do município de Aracruz.
A bióloga Luciane Castro Reis, da Gerência de Educação Ambiental da PMA, ficará responsável por repassar a equipe de transição de gestão da Prefeitura Municipal de Aracruz os passos seguintes do projeto.
Detalhamento das Atividades do Projeto sob responsabilidade do IFES | |
Identificação das atividades de produção (título) | Descrição das atividades de produção |
Visita Técnica no Projeto Verde Vida | Realizar visita técnica durante a elaboração do sabão no projeto.Troca de tecnologias de produção. |
Reunião com as comunidades atendidas | Identificar junto com a comunidade quais ações já são desenvolvidas na questão ambiental e sustentável. |
Criar sistema de recolhimento do óleo de frituranas residências da região ou estabelecimentos que manipulam alimentos | Desenvolver com a comunidade um sistema de recolhimento de oléo de fritura usado,na região. |
Curso de Sabão Ecológico | Ministrar curso de 80h com a comunidade. |
Oficinas de Empreendedorismo | Desenvolver palestras de empreendedorismo para auxiliar na comercialização dos produtos |
Palestra nas escolas |
![]() |
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Futebol de Base: Aracruz dá o pontapé inicial no campeonato neste sábado (28)
- Aracruz é escolhida para sediar a 6ª edição TEIA Cultural, evento realizado pelo Ministério da Cultura
- “Um convite à transformação: cuidando do corpo e da mente” – Médico palestra a profissionais da educação
- Saúde promove ação sobre Hepatites Virais na Unidade Vila Rica neste sábado (28) com testagem e vacinação
- Feira Conexão Agro é aberta em Aracruz e reúne autoridades, empresas e produtores em ambiente de inovação
- Equipes escolares embarcam para Guarapari rumo à Fase Final dos Jogos Escolares do ES
- Programa Saúde na Escola (PSE) destaca a importância da vacinação e os perigos do uso de cigarros eletrônicos
- Educação participa de Seminário sobre a construção de padrões de desempenho para o Ensino Fundamental
- VI Conferência Municipal debate políticas públicas para idosos de Aracruz
- Polo UAB informa que as inscrições para o curso de Licenciatura em Letras/Português (EaD) se encerram na próxima segunda-feira (30)