“Como todos podem aprender?” Especialista em educação, diversidade e inclusão social palestra a profissionais da Rede Municipal de Ensino

Publicado em: 15 de agosto de 2025
Texto: Thiago de Barros
Imagem: Divulgação/Internet
“Como todos podem aprender?” Especialista em educação, diversidade e inclusão social palestra a profissionais da Rede Municipal de Ensino

A Secretaria de Educação (Semed) da Prefeitura de Aracruz, realizou na noite desta quarta-feira (13), uma palestra virtual com o Especialista em Educação, Diversidade e Inclusão Social, Leandro Bezerra Rodrigues. A transmissão foi feita pelo canal oficial da prefeitura no youtube e destinada a todos os profissionais da Rede Municipal de Ensino, dentro do chamado Planejamento Coletivo (PL).

O Gerente de Educação Inclusiva da Semed, Walter Engenlhardt Neto, deu as boas vindas ao palestrante e aos partipantes, destacando a importância do movimento formativo. “Sejam bem-vindos a mais um PL Coletivo de nossa rede. É uma grande alegria estar junto com vocês nesse momento, que fortalece o nosso compromisso com uma educação pública de qualidade, e com uma prática pedagógica inclusiva. Hoje vamos refletir sobre um tema inspirador: Como todos podem aprender?”

Leandro também é professor, escritor e palestrante de produção de materiais didáticos acessíveis, adaptação de atividades, curricular e de plano de ensino individualizado no Instituto Itard, além de ser membro da Associação Brasileira de Pesquisadores de Educação Especial ABPEE. Ele iniciou sua palestra falando de seus objetivos. “Esse é um tema muito interessante do ponto de vista do professor, que tem a função de ensinar, sendo que o resultado desse ensino é o aprendizado do aluno, porém, muitas vezes, nos deparamos com um aluno que não está aprendendo, sendo que esse diagnóstico aparece como um rótulo dele, como um sintoma, ou algo que representa o motivo dele não aprender. Por isso, nosso objetivo aqui hoje é tentar transpassar esses rótulos e diagnósticos, verificando como podemos alcançar esse aluno, não com ‘achismo’  ou teses às cegas, e sim com práticas testadas e validadas em evidências”, explicou.

O palestrante, que trabalha com a educação inclusiva há quase dez anos, frisou que a frustração é algo comum na carreira de um professor. “Se vocês atuam com alunos do AEE que não estão aprendendo, é comum ficar frustrado, e por isso quero dar o parabéns a vocês por isso, porque mostra que vocês se importam, e por isso, estão bem à frente de outros que não se importam, que não se incomodam. E com a frustração aparecem sentimentos como a impotência e o desamparo, de não saber como agir. Nossa formação acadêmica sempre sofreu e ainda sofre com a falta de práticas baseadas em evidências, e quando levamos esse tema para a licenciatura, isso fica ainda mais complicado”, afirmou.

Esse sentimento de impotência citado por Leandro diz respeito à falta do que fazer na prática, de uma carência de lacunas na formação do profissional ao longo de muitos anos. “Muitas das coisas que não temos acessos, outros países já tiveram desde a década de 70, por isso, estamos muito atrasados. A sobrecarga também surge porque não encontramos ajuda, e o professor que quer fazer algo para o aluno evoluir, mesmo sem saber o que exatamente, mostrar que ele se importa muito com a causa”, disse.

Como forma de contornar essa realidade, o especialista citou fatores como adaptar os objetivos com técnicas e recursos, sendo que existem dois tipos de adaptação, como adaptar para a participação e intervenção. Ele também explicou que o currículo é o que será ensinado, a técnica, como será ensinado, e o recurso, como será ensinado. “Criar um percurso cognitivo viável é estabelecer uma sequência de ações acessíveis para realizar uma atividade,  e quanto mais simples a heurística essa atividade for, mais acessível ela será”.

Os profissionais da rede ainda tiveram acesso a vários exemplos de resoluções de exercícios e atividades, além de vídeos e estratégias  que ilustraram como agir diante dos desafios diários. Ao final, todos tiveram um espaço para dialogar e fazer perguntas. “Queria agradecer ao professor Leandro pela belíssima apresentação. Fiquei encantada e acredito que todos que participaram desse momento aprenderam muito com tanta riqueza de material e conhecimento. Por isso, vamos te procurar novamente e temos que acreditar e continuar investindo ", agradeceu a subsecretária de Gestão Pedagógica Regina Ramos Azeredo.

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