Prefeitura fiscaliza andada do caranguejo, que começa neste sábado
-3.jpg)
Profissionais da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Aracruz começam neste sábado (30) a fiscalização nos manguezais do município para garantir o respeito ao período de andada do caranguejo-uçá. Até o dia 5 de fevereiro, a cata e a venda do caranguejo está proibida em todo o Estado, por que é nesses dias que os animais saem das tocas e andam pelo mangue para se reproduzir. Durante a andada, também é ilegal manter em cativeiro, transportar, beneficiar, industrializar ou armazenar qualquer indivíduo da espécie, vivo ou morto, ou mesmo partes do animal, como patas ou pinças (puãs).
Quem desrespeitar a legislação, pode ser penalizado com multa que vai de R$ 700 a até R$ 100 mil ou até com prisão de seis meses a um ano, de acordo com a Lei de Crimes Ambientais. Em Aracruz, no caso de alguma irregularidade ser encontrada, para que os responsáveis possam ser devidamente autuados, os fiscais da Secretaria vão ter o auxílio de oficiais da Polícia Ambiental e da Polícia Militar. A ação será feita em todos os manguezais do município, especialmente na localidade de Irajá, onde concentra-se o maior número de catadores.
Esse é apenas o primeiro período de proteção do caranguejo desse ano. As andadas também ocorrem entre os dias 28 de fevereiro e 6 de março, de 30 de março a 5 de abril e de 28 de abril a 4 de maio. Em todas essas ocasiões, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente vai fiscalizar os manguezais de Aracruz. É importante lembrar que a cata e a venda do guaiamum também está proibida em todo o Brasil, desde outubro até o dia 31 de março, por causa do período de reprodução da espécie.
Os fiscais da secretaria alertam ainda que, mesmo no período em que a comercialização do caranguejo é permitida, é preciso que o consumidor observe alguns detalhes, para contribuir com a exploração sustentável da espécie: adquirir sempre o animal inteiro, e não apenas patas ou puãs; conferir se a carapaça do animal tem o tamanho mínimo, que é de seis centímetros para o caranguejo, e de oito no caso do guaiamum; e não comprar animais com o abdome estufado, pois isso significa que se trata de uma fêmea com ovas.
INFORMAÇÕES À IMPRENSA: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz – Tâmara Freire – Tel: (27) 3296-4507 – E-mail: comunicacao@pma.es.gov.br / tamarafreire@hotmail.com
Compartilhe em suas redes sociais:
Últimas notícias
- “Comunidade de Leitores”: Cmei Sete Anões inicia ações do projeto incentivando a escuta, escrita e leitura de diversos gêneros textuais
- Educação Especial Inclusiva realiza visita técnica pedagógica em escolas da Serra
- Secretaria de Desenvolvimento Social abre inscrições para oficina de culinária
- Casa do Futuro promove Mês do MEI com objetivo de impulsionar o empreendedorismo local
- Prefeitura realiza Audiência Pública para discutir a LDO 2026
- Maio Amarelo: prevenção, consciência e ação para um trânsito mais seguro
- 3ª Reunião Geral PSE debate a cultura de paz e o combate à violência nas escolas
- Esporte abre inscrições para o Campeonato Municipal de Futebol 2025 – Categoria Super Master 50
- Aracruz participa do Fórum Permanente de Educação Infantil do Espírito Santo (Fopeies)
- Educação reforça compromisso com metas durante reunião dos Núcleos Regionais do Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo (Paes)