Compromisso com a Alfabetização: Aracruz marca presença em mais uma formação do Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo (Paes)

Publicado em: 26 de setembro de 2025
Texto: Renato Lana de Faria
Imagem: Divulgação
Compromisso com a Alfabetização: Aracruz marca presença em mais uma formação do Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo (Paes)

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) participou nesta quinta-feira (25), em Vitória, de mais uma formação do Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo (Paes) com foco no Compromisso com a Alfabetização. O encontro foi promovido pela Secretaria de Estado da Educação (Sedu), no âmbito do regime de colaboração do Paes, e reuniu os Técnicos Formadores Municipais de diversas cidades capixabas.

Durante todo o dia os profissionais participaram de momentos de estudo, reflexão e troca de experiências sobre práticas pedagógicas que assegurem a alfabetização na idade certa. Para a coordenadora do setor de Formação da Semed, Viviane Reis, a iniciativa é fundamental para fortalecer as ações no município. “Este momento reafirma a importância de estarmos alinhados ao regime de colaboração, garantindo que nossas crianças tenham acesso a uma alfabetização de qualidade e na idade certa. É um compromisso que assumimos como prioridade em Aracruz”, disse.

A reunião desta quinta-feira (25) englobou os 3º e 4º encontros presenciais trabalhando tópicos como: estratégias pedagógicas potencializadoras: práticas inovadoras e metodologias ativas que favorecem o processo de alfabetização; mecanismos para o desenvolvimento da fluência leitora: atividades de leitura orientada, monitoramento do ritmo e compreensão leitora e planejamento e acompanhamento da aprendizagem com uso de instrumentos avaliativos e análise de indicadores para identificar avanços e desafios.

“Foi um dia de muito aprendizado. Também tivemos intervenções pedagógicas qualificadas, com propostas de apoio aos estudantes que apresentam dificuldades, garantindo inclusão e equidade, assim  como a valorização da formação docente, com fortalecimento do papel dos técnicos formadores como multiplicadores de conhecimento junto aos professores da rede. Posso afirmar que essa integração e parceria entre Estado e municípios vem fortalecendo o regime de colaboração para assegurar a alfabetização de todas as crianças na idade certa”, completou Viviane.

Compartilhe essa notícia: