Alunos do curso de graduação (Licenciatura) em Artes Visuais realizam 'Intervenção Urbana' no centro de Aracruz

Nos dias 10 e 11 de dezembro os alunos do curso de graduação – Licenciatura – em Artes Visuais na modalidade de Educação Aberta e a Distância (EAD), do Polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB) em Aracruz realizaram na Rua Quintino Loureiro – no centro da cidade – no trecho da Igreja São João Batista e o Correio uma ”Intervenção Urbana” como proposta de atividade da disciplina de Artes da Fibra. A Intervenção aconteceu no espaço público da sede do município, na última quinta e sexta-feira.
“Intervenção Urbana” é o termo utilizado para designar os movimentos artísticos relacionados às intervenções visuais realizadas em espaço público. Mais do que marcos espaciais, a “Intervenção Urbana” estabelece marcas de corte. Particulariza lugares e recria paisagens. Existem “Intervenções Urbanas” de vários portes, indo desde pequenas intervenções através de adesivos (stickers) até grandes instalações artísticas. Entendida a “Intervenção Urbana” como uma obra de arte inserida no contexto da cidade, de modo a provocar reações estéticas na população, as obras podem ter caráter permanente ou provisório. Entende-se por intervenções permanentes, aquelas que são feitas para ficar por um tempo indeterminado em seu local de instalação. Muitas delas estão associadas com o conceito de monumentos ou de arte pública.
O Professor da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Aparecido José Cirillo, da disciplina de Artes da Fibra propôs que ao longo da disciplina de Artes da Fibra fosse realizado o estudo e a pesquisa da arte e artesanato da fibra, incluindo o cadastro de artesãos do município e como trabalho final a “Intervenção Urbana” de caráter provisório, utilizando como matéria-prima a fibra. Em consonância com a proposta do Professor Cirillo, os 22 alunos do curso de graduação – Licenciatura – em Artes Visuais do Polo UAB Aracruz foram orientados pelos Tutores Presenciais, Amábile Selvatice Marchese e Cássio Netto Liberatto, e escolheram trabalhar com galhos de eucalipto que são descartados no campo para realizarem a “Intervenção Urbana”. Os galhos secos caem durante o crescimento e os verdes são eliminados no processo de brotação. As outras fibras escolhidas foram a ráfia e o barbante.
O trabalho consistiu em utilizar as árvores da rua como um tear, a ráfia e o barbante como urdidura e os galhos de eucalipto como trama tendo como perspectiva alargar e ampliar os horizontes do que as pessoas compreendem como sendo arte, do que as pessoas compreendem como sendo um objeto capaz de causar alguma reação, alguma percepção, ao destacar algum traço sensível na cidade e nas próprias pessoas. De acordo com a coordenadora do Polo UAB Aracruz, Maria Goretti Moro, este curso tem realizado práticas de intervenções artísticas constantes. Em dois períodos letivos já realizou outras três atividades semelhantes, estendendo a participação aos professores de Aracruz e municípios vizinhos.
CURSOS DO POLO UAB ARACRUZ
Atualmente, o Polo UAB Aracruz em parceria com o Instituto Federal do Espírito Santo IFES (antigo CEFETES) oferece o curso de tecnólogo em “Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas” (02 turmas) e para 2010 será ofertado o curso de pós-graduação em “Gestão Pública Municipal” que encontra-se em processo de seleção de tutores.
Já pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) os cursos em licenciatura são “Artes Visuais”, “Física” e “Química”. Oferece também bacharelado em “Ciências Contábeis” e cursos de aperfeiçoamento em “Dimensões da Humanização e Educação Ambiental”. E, especializações em “Gestão de Agronegócio”, “Educação do Campo” e “Logística”. Para 2010 será ofertado as seguintes especializações: “Formação de Mediadores em Educação Aberta e a Distância (EAD)”, “Filosofia e Psicanálise” e “Gestão em Saúde” que encontram-se em processo de seleção de tutores. Todos os cursos do Polo UAB Aracruz são ministrados na modalidade à distância.
Mais informações podem ser obtidas no site www.neaad.ufes.br ou no Polo UAB Aracruz (telefone 3296-3029) situado à Rua General Aristides Guaraná, 23 – Centro (Antiga Marquesa).
INFORMAÇÕES À IMPRENSA: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz – Alessandro Bitti – Tel: (27) 3296-4507 – E-mail: comunicacao@pma.es.gov.br / lebitti@yahoo.com.br
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Procon Municipal realizado Mutirão de Renegociação de Dívidas e Cidadania
- Vagas para os cursos da Semana de Capacitação já foram preenchidas
- Nossocrédito completa 20 anos em Aracruz com homenagens e histórias de superação
- Programas Douradinho e Abraça o Mar incentivam estudantes da Rede Municipal de Ensino à leitura e à conscientização ambiental em defesa das águas
- Compromisso com a Alfabetização: Aracruz marca presença em mais uma formação do Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo (Paes)
- Processo Seletivo Simplificado Semed n.º 004/2023: Educação divulga a 85ª Chamada
- Processo Seletivo 002/2024: Educação divulga a Chamada n.º 30
- Diagnóstico habitacional vai orientar políticas públicas e novos investimentos em Aracruz
- Orçamento Cidadão Municipal para 2026 e 2027: Conheça as obras escolhidas
- Aracruz promove ação de conscientização pelo Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência