Secretaria de Saúde realiza novo projeto para melhoria no Pronto Atendimento do São Camilo
Com a finalidade de promover agilidade no atendimento do Pronto Atendimento do Hospital Maternidade São Camilo, a Prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria de Saúde (Semsa) em parceria com o hospital, vai promover o projeto “Acolhimento e Classificação de Risco” que vai funcionar a partir da análise, de acordo com protocolos, e avaliação da necessidade do usuário, proporcionando a priorização da atenção e não o atendimento por ordem de chegada.
O atendimento ao usuário será classificado por cores, baseado em protocolo do Ministério da Saúde, onde cada cor significa a necessidade clínica do paciente, que vai ser identificado através de uma pulseira.
VERMELHA: atendimento emergencial como traumatismo craniano, coma, comprometimento da coluna vertebral, entre outros.
AMARELA: atendimento de urgência, até uma hora como politraumatismo com Glasgow (escala neurológica), cefaléia intensa (dor de cabeça), desmaios, entre outros.
VERDE: atendimento de menor urgência, até duas horas como pacientes escoltados, dor de ouvido, asma, entre outros.
AZUL: não urgente, tempo mínimo de atendimento, quatro horas ou encaminhamento à Unidade Básica de Saúde. Atendimentos para curativos, avaliação de resultados de exames, entre outros.
Os funcionários estão em fase de treinamento e capacitação, que é indispensável pois, além de ser feito um primeiro diagnóstico, esses agentes deverão fazer uma avaliação do histórico da saúde do paciente, observando pontos como pressão arterial alta, convulsões e acidente vascular cerebral, por exemplo. A ideia é levar esse projeto, posteriormente, para as Unidades de Saúde do município.
Segundo a secretária de saúde, Juliana Baiôco, o projeto está estruturado em dois eixos prioritários: o acolhimento, que significa escutar de forma qualificada o paciente e dar respostas com responsabilidade e a classificação, que prioriza a ordem do atendimento, avaliando os sintomas, o sofrimento e a gravidade, cumprindo assim o princípio da universalização do acesso a saúde. “O projeto deve se iniciado nos próximos dias”, afirmou. A secretária ainda disse que esse tipo de programa já acontece em alguns hospitais públicos da Grande Vitória, mas Aracruz é pioneira no Estado ao usar esse método em um hospital particular.
INFORMAÇÕES À IMPRENSA: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz – Mayara Alvarenga - Tel: (27) 3296-4507 - E-mail: comunicacao@pma.es.gov.br / mayaraalvarenga@yahoo.com.br
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Educação encerra ciclos de formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) em 2025
- Produtores aprendem manejo do cacau e visitam cultivo referência em curso oferecido pela Semap
- Prefeitura realiza Consulta Pública do Diagnóstico da 2ª Oficina - Plano de Gestão Integrada
- Divulgação Final Após Sorteio - Ambulantes - Informativo 004 do Edital de Chamamento Público n.º 022/2025
- 2º Encontro Nacional de Gestores fortalece a implementação das políticas de recomposição das aprendizagens
- Premiação da Olimpíada Cactus celebra talento e esforço de estudantes e educadores da Rede Municipal de Ensino
- Secretaria de Fazenda aprofunda estudo sobre a Reforma Tributária e as mudanças válidas a partir de 2026
- 64 participantes do Projeto Empreendedorismo Social Qualificando Pessoas são certificados em Guaraná
- Aracruz conquista Selo Diamante de Transparência e Governança Pública 2025 pelo segundo ano consecutivo
- Gestão publica a lista de servidores classificados para a Progressão Horizontal por Merecimento