Secretaria de Saúde realiza novo projeto para melhoria no Pronto Atendimento do São Camilo

Com a finalidade de promover agilidade no atendimento do Pronto Atendimento do Hospital Maternidade São Camilo, a Prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria de Saúde (Semsa) em parceria com o hospital, vai promover o projeto “Acolhimento e Classificação de Risco” que vai funcionar a partir da análise, de acordo com protocolos, e avaliação da necessidade do usuário, proporcionando a priorização da atenção e não o atendimento por ordem de chegada.
O atendimento ao usuário será classificado por cores, baseado em protocolo do Ministério da Saúde, onde cada cor significa a necessidade clínica do paciente, que vai ser identificado através de uma pulseira.
VERMELHA: atendimento emergencial como traumatismo craniano, coma, comprometimento da coluna vertebral, entre outros.
AMARELA: atendimento de urgência, até uma hora como politraumatismo com Glasgow (escala neurológica), cefaléia intensa (dor de cabeça), desmaios, entre outros.
VERDE: atendimento de menor urgência, até duas horas como pacientes escoltados, dor de ouvido, asma, entre outros.
AZUL: não urgente, tempo mínimo de atendimento, quatro horas ou encaminhamento à Unidade Básica de Saúde. Atendimentos para curativos, avaliação de resultados de exames, entre outros.
Os funcionários estão em fase de treinamento e capacitação, que é indispensável pois, além de ser feito um primeiro diagnóstico, esses agentes deverão fazer uma avaliação do histórico da saúde do paciente, observando pontos como pressão arterial alta, convulsões e acidente vascular cerebral, por exemplo. A ideia é levar esse projeto, posteriormente, para as Unidades de Saúde do município.
Segundo a secretária de saúde, Juliana Baiôco, o projeto está estruturado em dois eixos prioritários: o acolhimento, que significa escutar de forma qualificada o paciente e dar respostas com responsabilidade e a classificação, que prioriza a ordem do atendimento, avaliando os sintomas, o sofrimento e a gravidade, cumprindo assim o princípio da universalização do acesso a saúde. “O projeto deve se iniciado nos próximos dias”, afirmou. A secretária ainda disse que esse tipo de programa já acontece em alguns hospitais públicos da Grande Vitória, mas Aracruz é pioneira no Estado ao usar esse método em um hospital particular.
INFORMAÇÕES À IMPRENSA: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz – Mayara Alvarenga - Tel: (27) 3296-4507 - E-mail: comunicacao@pma.es.gov.br / mayaraalvarenga@yahoo.com.br
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- “Era Digital: Inovação e Ensino em 3ª Dimensão” – Emef Álvaro Souza investe em metodologias tecnológicas no processo de ensino-aprendizagem
- Feira de Adoção da 26ª Expo Aracruz muda o destino de sete animais
- Estudantes do curso de Pedagogia (EaD) do Polo Aracruz participam do ‘Seminário Integrador Multicursos’
- 26ª Expo Aracruz encerra com público recorde e consagra-se como uma das maiores festas do norte do Estado
- Projeto "Medindo a Escola: Aplicando Matemática na Prática” da Emef Luíza Silvina Jardim Rebuzzi solidifica conhecimentos dos estudantes
- Capacitação orienta profissionais de Aracruz sobre protocolos ligados ao Zika Vírus
- 2ª Mostra Pedagógica da Emef "Ezequiel Fraga Rocha" valoriza conhecimentos construídos
- Aracruz participa de seminário que debateu o novo Plano Nacional de Educação (PNE)
- Primeiro dia da 26ª Expo Aracruz reúne tradição, entretenimento e grandes atrações no Parque de Exposições
- Processo Seletivo Simplificado Semed n.º 002/2024: Educação divulga a 26ª Chamada