Prefeitura de Aracruz irá criar “grupo de tabagismo” para ajudar servidores fumantes

A prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria de Saúde (Vigilância de Saúde), está oferecendo a seus servidores fumantes uma oportunidade de tentar largar o vício. A intenção é criar um grupo de tabagismo na própria secretaria para ajudar essas pessoas a pelo menos diminuírem o uso do tabaco.
Esse grupo de fumantes será orientado por psicólogos. Os interessados deverão procurar o Setor de Vigilância para fazerem suas inscrições. Quando um número suficiente de servidores se inscreverem, eles serão comunicados sobre o local, data e horário das sessões.
De acordo com a secretária de saúde, Nalva Bernadete de Barros Amorim, esse trabalho tem a duração de um ano e será muito útil a todos. “Nós nos preocupamos com a saúde e o bem estar dos fumantes. Queremos que eles se conscientizem do mal que o tabaco causa, já que é uma droga que leva a inúmeras doenças ao ser humano”, comenta.
Mais doenças e mortes do que se imaginava
Fumar causa mais doenças e mortes do que se imaginava, indica um estudo feitos nos Estados Unidos. Durante dez anos, um grupo de 1 milhão de fumantes foi acompanhado. Percebeu-se então que além das doenças e riscos mais conhecidos, foi descoberto que o fumo também está associado a risco significativamente maior.
Outros problemas como infecção, doenças renais, doenças intestinais causadas por fluxo sanguíneo inadequado e doenças cardíacas e pulmonares que antes não eram atribuídas ao tabaco, agora foram.
Essa nova pesquisa mostra que a taxa de mortalidade das pessoas que foram acompanhadas é duas ou três vezes mais alta do que a de pessoas que nunca fumaram.
A pesquisa também revela que, em média, elas morrem mais de uma década antes dos não fumantes e apresentam uma probabilidade mais de 20 vezes maior de morrerem de câncer de pulmão.
Analisando as mortes entre os participantes de 2000 a 2011, os pesquisadores descobriram que, em comparação a pessoas que nunca fumaram, os fumantes apresentavam o dobro da probabilidade de morrer por infecções, problemas renais e males respiratórios antes não associados ao tabaco, e cardiopatia hipertensiva, na qual a pressão alta leva a insuficiência cardíaca.
Os fumantes também apresentavam uma probabilidade seis vezes maior de morrer de uma doença rara causada por fluxo insuficiente de sangue nos intestinos. A pesquisa foi paga pela Sociedade Americana do Câncer e trabalhou com cientistas de quatro universidades e do Instituto Nacional do Câncer.
Doenças causadas pelo tabaco já conhecidas
As doenças antes estabelecidas como sendo causadas pelo fumo eram os cânceres de esôfago, estômago, cólon, fígado, pâncreas, laringe, pulmão, bexiga, rim, colo do útero, lábio e cavidade oral; leucemia mieloide aguda; diabete; doenças cardiovasculares; acidentes vasculares; aterosclerose; aneurisma da aorta; outras doenças arteriais; doenças respiratórias crônicas; pneumonia e gripe; e tuberculose.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Estudantes da Rede Municipal de Ensino têm motivação extra para ingressarem no Ifes com a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT)
- Caminhada celebra a vida e fortalece vínculos na Semana da Pessoa Idosa em Aracruz
- Macrodrenagem da Grande Bela Vista: prefeitura entrega maior obra do município
- Mais Renda: Prefeitura divulga lista de pagamento referente a setembro
- Atenção, pais! Provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) acontecem do dia 20 a 31 de outubro
- Saúde promove programação especial para conscientizar mulheres no Outubro Rosa
- PDM: adiada a reunião do fórum que aconteceria nesta quinta-feira (02), em Guaraná
- Desenvolvimento Social: Chamada Emergencial do Processo Seletivo n.º 001/2023
- Processo Seletivo Simplificado Semed n.º 004/2023: Educação divulga a 87ª Chamada
- Aracruz sedia o Encontro do Núcleo Regional do Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo (Nupaes) e Sistemática de Acompanhamento e Avaliação de Resultados (SAAR N3)