Vacinações contra Poliomielite, Segmento contra o sarampo e Implantação da vacina dTpa para gestantes têm início em novembro
A Secretaria de Saúde informa que vai realizar no período de 8 a 28 de novembro, as campanhas de Vacinação contra Poliomielite e de segmento contra o Sarampo, tendo como dias de divulgação e Mobilização Nacional 8 e 22 de novembro.
A campanha contra Poliomielite é realizada anualmente e acontece sempre no mês de agosto, mas este ano foi prorrogada para novembro. O público-alvo para Aracruz é de 5.962 crianças com idade de 6 meses a 4 anos 11 meses e 29 dias a serem vacinadas.
A campanha de segmento contra o sarampo tem o objetivo de resgatar crianças menores de cinco anos e corrigir falhas primárias da vacinação contra o sarampo e a rubéola visando garantir a eliminação das duas doenças no país.
Essa ação se deu devido aos casos de sarampo que tem crescido no Brasil, devido ao surto registrado em Pernambuco (2013) e de outros casos isolados no Brasil. O público alvo para campanha de segmento contra o sarampo em Aracruz é de 5.263 crianças de 1 ano a 4 anos 11 meses e 29 dias. A meta a ser atingida para as duas campanhas é de 95%.
A Secretaria de Saúde informa também que além dessas campanhas será implantada uma nova vacina no Calendário Nacional a Adsorvida Difteria, Tétano e Coqueluche (Pertussis Acelular) tipo adulto – dTpa, que tem o objetivo reduzir o número de casos por coqueluche. A vacina será implantada no mês de novembro para gestantes.
A medida visa a produção de anticorpos contra coqueluche nas gestantes e consequentemente a transferência de anticorpos maternos para o feto, deixando o neonato protegido para a iniciação do esquema vacinal com maior segurança, uma vez que a faixa etária mais acometida por este agravo é de menor de 1 ano de idade. A letalidade por este agravo é maior nos menores de 6 meses de idade. A gestante vai receber uma dose desta vacina a cada gestação.
As doses estarão disponibilizadas nos postos de saúde a partir do mês de novembro. Nos últimos anos se observa no Brasil e no mundo um aumento de casos de coqueluche, que pode ocorrer em indivíduos de qualquer faixa etária, sendo que os bebes menores de 6 meses constituem o grupo mais propenso a presentar formas graves da doença, muitas vezes levando ao óbito.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Informativo edital 004/2024 - Aldir Blanc
- Processo Seletivo Simplificado Semed n.º 002/2024: Educação divulga a 26ª Chamada
- Processo Seletivo Simplificado Semed nº 004/2023: Educação divulga a 75ª Chamada
- Mais Renda: Prefeitura divulga lista de pagamento referente a julho
- Sapion Summit: Aracruz participa do maior evento de educação do Espírito Santo
- “Festa Cultural: Sabores da Roça” reúne famílias no Cmei Francisca Rocha Ribeiro
- Planejamento dá início ao ciclo do Orçamento Cidadão e já reuniu mais de 100 participantes nas primeiras audiências
- Profissionais da Rede Municipal de Ensino participam de formação sobre as Diretrizes Curriculares para Educação das Relações Étnico-Raciais
- “Como todos podem aprender?” Especialista em educação, diversidade e inclusão social palestra a profissionais da Rede Municipal de Ensino
- Mobilidade Urbana: aferição anual de taxímetros vai até 29 de outubro