2º ADE Piraquê-Açú: formação buscou fomentar a qualidade do ensino público e o desenvolvimento profissional dos educadores.

Publicado em: 19 de junho de 2024

A Prefeitura de Aracruz, por meio das Secretarias de Assistência Social (SEMAS), Educação (SEMED), Esporte, Lazer e Juventude (SEMESP) e Saúde (SEMSA), em parceria com ADE Piraquê-Açú 2024 - Programa Suzano pela Educação (PSE), Assessoria da Roda Educativa (CEDAC) e da Cidade Escola Aprendiz, participou nesta segunda-feira (17) e terça-feira (18), em Fundão, do II ADE Piraquê-Açú em 2024. Além de Aracruz e Fundão, também estiveram presentes nesta formação representantes das cidades de João Neiva e Linhares.

O evento teve como públicos-alvo profissionais e lideranças que atuam em prol dos direitos das crianças e adolescentes e objetivou ofertar aos municípios propostas que possibilitem um trabalho intersetorial entre as secretarias municipais envolvidas. Esse encontro formativo visou buscar alternativas para investir na qualidade do ensino público, pensando o estudante em sua integralidade.

"O ADE Piraquê-Açú vem trazendo uma proposta de trabalho em arranjo de educação nesses territórios, o que vem intensificando a intersetorialidade nos municípios. Desse modo, as prefeituras das cidades vizinhas atuam em conjunto, trocando experiências, fazendo planejamento, somando esforços e competências para buscar melhores soluções", destacou a Secretária de Educação, Jenilza Spinassé.

Nos dois dias de formação, os conteúdos foram aplicados pelo técnico pedagógico da empresa Suzano, Reinado Vieira, que apresentou estudos dinâmicos para promover o desenvolvimento da educação de forma conjunta no território. Os técnicos formadores de Aracruz, Lorena Mercier, Roberta Pimentel e Viviane Cabidelle, participaram desse movimento de modo a articular ações que visam promover a aprendizagem a fim de replicar aos pedagogos da rede municipal.

Esses encontros são espaços de compartilhamento de experiências e metodologias que vislumbram a garantia dos direitos das crianças e adolescentes. Por meio desse trabalho articulado é possível refletir as dimensões do planejamento estratégico, a aprendizagem, a rede de proteção e o território educativo, com análises e levantamentos de metas, estratégias e ações em trabalho de grupo, criando dessa forma, uma rede de interação entre os municípios.