Programa Família Acolhedora prepara famílias para acolher crianças e adolescentes em Aracruz
Acolhimento Familiar. Esta é uma nova proposta que Aracruz aderiu como alternativa para que crianças e adolescentes do município vivam em um ambiente adequado ao seu desenvolvimento. É o Programa Família Acolhedora, que tem o objetivo de organizar o acolhimento de crianças e adolescentes afastados do convívio familiar, por meio de medida protetiva (ECA, Art. 101), nas residências das famílias cadastradas. Em Aracruz, três famílias estão preparadas para o acolhimento.
Aracruz é o terceiro no Espírito Santo a implantar esta política de garantia de direitos para as crianças e adolescentes. Segundo a secretária de Desenvolvimento Social e Trabalho (Semds), Naciene Modenesi Vicente, o município deu um importante passo para o desenvolvimento social ao se tornar mais um no estado a receber o programa. “Quem acolher terá atenção e ajuda do município. Acreditamos que outras famílias venham a candidatar-se ao programa, que acima de tudo é um gesto de solidariedade.”
Uma delas é a família da Alcimara Clemente de Oliveira Vitório, que está na expectativa para receber a criança que será acolhida. “Fiquei muito emocionada quando soube que estava apta para o programa e, apesar das crianças serem bem cuidadas no local onde estão, elas precisam mesmo é de um lar, com pai, mãe e irmãos. Minha família e eu estamos de coração aberto para receber esse novo integrante da família,” destacou. Como o acolhimento não é adoção e, sim, a guarda provisória, Alcimara disse que toda a família fez um acompanhamento com um psicólogo.
De acordo com a coordenadora do programa em Aracruz, Mara Barcelos, a preparação das famílias é um processo longo. São encontros, entrevistas, visitas, conversas em família, além de um tempo para que pensem nesta decisão de acolher. “São pessoas que já têm uma história difícil, com fatos negativos, e proporcionar um lar às crianças e aos adolescentes é o que mais desejamos. A convivência familiar deve ser harmônica para todos, em especial para o novo membro.”
Inscrição
A família que tiver interesse em acolher uma criança ou adolescente em sua casa pode fazer sua inscrição para o Programa Família Acolhedora. A ficha para inscrição está disponível no site da Prefeitura de Aracruz (www.aracruz.es.gov.br), nos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) do município ou na sede da Semds, no Centro da cidade. Após inscrição, a família é avaliada por uma equipe técnica.
Informações à Imprensa
Assessoria de Comunicação e Marketing da Prefeitura de Aracruz
Mayara Alvarenga
Tel. (27) 3296-4507
E-mail: masantos@aracruz.es.gov.br
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Educação encerra ciclos de formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) em 2025
- Produtores aprendem manejo do cacau e visitam cultivo referência em curso oferecido pela Semap
- Prefeitura realiza Consulta Pública do Diagnóstico da 2ª Oficina - Plano de Gestão Integrada
- Divulgação Final Após Sorteio - Ambulantes - Informativo 004 do Edital de Chamamento Público n.º 022/2025
- 2º Encontro Nacional de Gestores fortalece a implementação das políticas de recomposição das aprendizagens
- Premiação da Olimpíada Cactus celebra talento e esforço de estudantes e educadores da Rede Municipal de Ensino
- Secretaria de Fazenda aprofunda estudo sobre a Reforma Tributária e as mudanças válidas a partir de 2026
- 64 participantes do Projeto Empreendedorismo Social Qualificando Pessoas são certificados em Guaraná
- Aracruz conquista Selo Diamante de Transparência e Governança Pública 2025 pelo segundo ano consecutivo
- Gestão publica a lista de servidores classificados para a Progressão Horizontal por Merecimento