Campanha de doação de sangue em Aracruz marca início de abril com solidariedade

Nessa quarta-feira, um mutirão da solidariedade vai acampar na praça São João Batista, no Centro de Aracruz. Uma parceria entre Prefeitura de Aracruz, Centro de Hematologia e Hemoterapia do Espírito Santo (Hemoes) e Rotary Clube de Aracruz realiza mais uma campanha de doação de sangue e medula óssea no município. No primeiro dia do mês que vem, uma unidade móvel vai ficar estacionada na praça, de 8h às 15h, para fazer a captação das bolsas. A coleta para doação de medula será feita ao mesmo tempo, junto com o cadastro de doador.
A campanha está na 13ª edição e angaria doadores entre 18 e 65 anos para expressar solidariedade a quem precisa de ajuda. O interessado precisa estar saudável, alimentado e pesar mais de 55kg para poder participar, além de ser obrigatória apresentação de um documento com foto. Quem também quiser doar medula óssea irá assinar um documento de autorização que vai confirmar o interesse depois do sangue ser analisado no banco de medula e comprovada a compatibilidade.
Administradora de uma instituição de saúde, Mônica de Oliveira Granato, é uma das organizadoras da campanha e explicou que o evento é realizado com rigorosidade para que o processo de doação aconteça sem falhas, já que envolve vidas humanas. “Na campanha nós vamos manter profissionais qualificados para explicar todo o processo de doação nas tendas armadas, além dos questionários para cadastro dos doadores e posteriores emissões das carteirinhas. Esses eventos são sempre muito produtivos e a nossa expectativa para essa quarta-feira é de captar entre 90 e 120 bolsas de sangue”, explicou.
Para a secretária de saúde de Aracruz, Juliana Baiôco, o número de doadores no município precisa aumentar e, inclusive, quebrar o “tabu” que existe quanto à doação de medula óssea. “Está constatado que Aracruz tem poucos doadores de sangue e nós precisamos criar esse hábito em nossos cidadãos, principalmente porque agora temos uma UTI no hospital e isso aumenta ainda mais a necessidade. Algumas pessoas ainda têm receio de doar medula óssea, porque acham que é perigoso, mas o procedimento é completamente seguro. Trata-se da mesma coleta de sangue normal, que vai para um banco de medula e só depois de constatada a compatibilidade genética é que os doadores são chamados”, garantiu a secretária.
Cada bolsa de sangue tem capacidade para 400ml. Homens podem doar novamente um mês depois, mas as mulheres precisam esperar dois meses, devido ao período menstrual. Na captação de sangue para medula óssea, somente de 4ml a 5ml são separados do próprio sangue doado e encaminhados para análise de compatibilidade. As cadeiras disponíveis estarão na unidade de captação móvel do Hemoes, que é um ônibus com quatro leitos que permitem doações de forma simultânea.
INFORMAÇÕES À IMPRENSA: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz - Rodrigo Bernardo - Tel: (27) 3296-4507 - E-mail: comunicacao@pma.es.gov.br / rodrigovincit@yahoo.com.br
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Seminário debate a implementação da Política Nacional de Equidade, Educação para as Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola (PNEERQ) e reparações ao povo negro
- Programa Cooperativas Escolares amplia oportunidades de aprendizado com práticas pedagógicas que estimulam o protagonismo
- Aracruz sedia o II Seminário Estadual de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva
- Aracruz reúne municípios em Encontro Regional do Criança Feliz e fortalece políticas para a primeira infância
- Aracruz conquista 2ª melhor posição no Sudeste em ranking nacional de qualidade da informação contábil e fiscal
- Nossocrédito comemora 20 anos de apoio ao empreendedorismo no dia 25
- Aracruz dá início ao processo de revisão do PDM
- Aracruz celebra o dia do católico com "Banda Projeto X1" e "Comunidade Colo de Deus"
- Recuperação da restinga: gestão costeira do município inicia retirada de castanheiras na Praia dos Padres
- CastrAra: Meio Ambiente realiza mutirão de cadastro entre os dias 18 e 30 de setembro