Enfermeiras e agentes comunitários orientam cidadãos no dia de combate à tuberculose e à hanseníase

O Dia Mundial de Combate à Tuberculose e à Hanseníase não passou em branco. Comemorada hoje, a data contou com a ação dos profissionais do Programa de Agente Comunitário da Saúde (PACS) do bairro Vila Rica (Sede de Aracruz), em um trabalho de conscientização sobre a doença, no Centro da cidade.
Um grupo de 20 profissionais da saúde, entre enfermeiras e agentes comunitários, orientou os transeuntes do Centro, munido de panfletos e do “álbum seriado”, instrumento que explica o assunto por meio de figuras. Primeiro na Praça São João Batista e em seguida na Rodoviária Municipal, o grupo conseguiu informar cerca de 70 pessoas sobre as formas de transmissão das doenças, onde e como buscar tratamento.
PERIGO NO AR:
Ambas as doenças poder ser transmitidas diretamente em potencial pelo ar, principalmente se houver convivência frequente com o infectado, em ambientes fechados.
Conhecida pelo nome vulgar de “lepra”, a hanseníase atinge a pele e pode até danificar órgãos internos e gerar incapacidade física ou deformidades, se chegar aos nervos. O sintoma mais comum é o aparecimento de manchas cutâneas com perda da sensibilidade. Essa doença é transmitida pela saliva pulverizada no ar pela tosse, fala ou espirro, mas se houver contato direto com as lesões da pele causadas pela enfermidade, em um doente sem tratamento, pode haver contágio.
A tuberculose também é perigosa, principalmente porque os sintomas mais sutis podem ser confundidos com uma simples gripe. Tosse seca e contínua, posteriores secreções por mais de quatro semanas, suor excessivo à noite, cansaço, palidez, falta de apetite e rouquidão. Os sintomas são inúmeros e precisam de tratamento imediato.
Além dos tratamentos feitos com medicamentos antibióticos fornecidos gratuitamente nas Unidades de Saúde do município, nas duas enfermidades é utilizada a vacina BCG para prevenção, inclusive em recém-nascidos. Assim que identificados os sintomas, o indivíduo precisa procurar o posto mais próximo o mais rápido possível.
INFORMAÇÕES À IMPRENSA: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz - Rodrigo Bernardo - Tel: (27) 3296-4507 - E-mail: comunicacao@pma.es.gov.br / rodrigovincit@yahoo.com.br
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Projeto “Financinhas nas Escolas” incentiva o desenvolvimento de competências e habilidades em educação financeira
- Audiência Pública discute limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos em Aracruz
- Rodeio: entre a tradição do campo e o espetáculo das arenas
- 26ª Expo Aracruz celebra o agro, impulsiona negócios e reúne grandes atrações musicais
- Secretaria de Serviços Urbanos mantém o cronograma da limpeza urbana
- 26 ª Expo Aracruz 2025 valoriza genética e diversidade das raças bovinas
- Transporte municipal terá horários especiais durante os quatro dias da 26ª Expo Aracruz
- Secretaria de Turismo disponibiliza curso de Ferramenta de Marketing Digital para o Setor de Trade Turístico
- Agosto Dourado: Semsa reforça ações de valorização e incentivo à amamentação
- Nova obra do pátio de transbordo do Saae irá modernizar o sistema de coleta e tratamento de resíduos