Saiba como proteger a sua família do mosquito da dengue

Lixo e entulho
Jogue no lixo todo objeto que possa acumular água, como embalagens usadas, potes, latas, copos, garrafas vazias, etc. Coloque o lixo em sacos plásticos e mantenha a lixeira bem fechada. Não jogue lixo em terrenos baldios. Mantenha o saco de lixo bem fechado, e fora do alcance de animais, até o recolhimento pelo serviço de limpeza urbana.
Plantas e jardins
Encha de areia até a borda os pratinhos dos vasos de planta. Se você não colocou areia e acumulou água do vaso no pratinho, lave-o com escova, água e sabão. Faça isso uma vez por semana. Se você tiver vasos de plantas aquáticas, troque a água e lave o vaso com escova, água e sabão uma vez por semana.
Caixas d'água, calhas e lajes
Não deixe a água da chuva acumulada sobre a laje da sua casa. Remova folhas, galhos e tudo que possa impedir a água de correr pelas calhas de chuva. Mantenha a caixa d'água fechada com tampa adequada, sem rachaduras, frestas ou desníveis. Vede com tela a abertura da saída do excesso d'água (o “ladrão”).
Tonéis e depósitos de água
Feche bem tornéis, barris ou jarras d'água. Utilize tampa própria ou uma tela. Lave com escova e sabão os tanques utilizados para armazenar água do lado de fora da casa. Lave com escova e sabão os utensílios usados para guardar água em casa, como jarras, garrafas, potes, baldes, etc.
Outros cuidados que você deve tomar:
Trate a água da piscina com cloro e limpe-a uma vez por semana. Se não for usar, coloque 1 kg de sal grosso na parte mais rasa. Se tiver lagos, cascatas ou espelhos d'água, mantenha-os limpos. Caso não queira criar peixes, coloque água sanitária.
Lave as vasilhas de água e de comida de seus animais pelo menos uma vez por semana, com escova e sabão.
Verifique se todos os ralos da casa não estão entupidos. Limpe-os diariamente e se não estiver usando deixe-os fechados.
Retire a água e lave com sabão a bandeja externa da geladeira.
Não deixe acumular água na parte debaixo das torneiras de bebedouros e filtros de água.
Guarde as garrafas, baldes ou latas vazias de cabeça para baixo.
Entregue pneus velhos ao serviço de limpeza urbana. Caso precise deles, guarde-os em locais cobertos.
Não acumule materiais descartáveis desnecessários e sem uso. Se forem destinados à reciclagem guarde-os sempre em local coberto.
Não esqueça: a dengue se combate todo dia. Contra a dengue, não deixe água parada. É aí que o mosquito nasce. É aí que mora o perigo.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Seminário debate a implementação da Política Nacional de Equidade, Educação para as Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola (PNEERQ) e reparações ao povo negro
- Programa Cooperativas Escolares amplia oportunidades de aprendizado com práticas pedagógicas que estimulam o protagonismo
- Aracruz sedia o II Seminário Estadual de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva
- Aracruz reúne municípios em Encontro Regional do Criança Feliz e fortalece políticas para a primeira infância
- Aracruz conquista 2ª melhor posição no Sudeste em ranking nacional de qualidade da informação contábil e fiscal
- Nossocrédito comemora 20 anos de apoio ao empreendedorismo no dia 25
- Aracruz dá início ao processo de revisão do PDM
- Aracruz celebra o dia do católico com "Banda Projeto X1" e "Comunidade Colo de Deus"
- Recuperação da restinga: gestão costeira do município inicia retirada de castanheiras na Praia dos Padres
- CastrAra: Meio Ambiente realiza mutirão de cadastro entre os dias 18 e 30 de setembro