Prefeitura de Aracruz informa sobre reajuste em tarifa de transporte coletivo
Em decisão junto ao Conselho Municipal de Transporte Coletivo (COMTRAT) a Secretaria de Transportes e Serviços Urbanos (Setrans) informa que as passagens de ônibus municipais, das empresas Expresso Aracruz e Cordial, terão um reajuste no preço, a partir do dia 27 de maio, conforme decreto municipal Nº 39.747.
A Setrans esclarece que o reajuste da tarifa do ônibus foi feito dentro do que estabelece o Contrato de Concessão, assinado em 2013, onde é previsto o reajuste tarifário anual e que não vem acontecendo há 2 anos. O acréscimo seria muito maior devido ao acúmulo dos anos, porém, a pedido do prefeito de Aracruz Dr. Coutinho, foi nomeada uma comissão técnica que levantou todas as informações do contrato. Em discussão no COMTRAT verificaram a defasagem de 61%, entretanto, decidiram por um reajuste bem menor, pensando num menos impacto também para a população. Desta forma, foi aprovado um percentual de 9,98% distrital e 19,1% urbano (sede).
Almir Vianna, secretário da Setrans, ressalta que após análise, técnicos da prefeitura realizaram um estudo e chegou-se ao valor do reajuste, o que foi discutido e aprovado pelo Conselho. “Durante as negociações as empresas solicitaram um percentual bem maior nas tarifas informando que não estariam mais conseguindo suportar as despesas com o atual valor da passagem que está defasado, principalmente nesse período de pandemia, onde a demanda de passageiros chegou a diminuir cerca de 80% quando comparada a demanda antes da Covid-19, e ao aumento dos insumos, como combustível”.
O secretário explica que a prefeitura tem trabalhado para amenizar os impactos causados pela pandemia que afetaram a vida do aracruzense, entre eles o transporte público. “Já conversamos com as empresas e estamos aumentando os horários e as linhas de ônibus. Na Aldeia Indígena de Pau Brasil, atendendo ao pedido da comunidade, o ônibus passa a atender duas vezes por semana, a partir do início de junho. Para Vila do Riacho serão acrescentados seis horários, já para o distrito de Jacupemba serão mais sete horários e para o percurso São Marcos, Cohab e centro, serão acrescentados 15 horários. O aumento de horários significa mais conforto e dignidade para os usuários”. Outros benefícios para os passageiros serão as melhorias a serem realizadas na Rodoviária com recursos do Fundo do Transporte (COMTRAT)”.
Almir Vianna disse que entende que neste período de pandemia os usuários já vêm sofrendo outros impactos, mas o reajuste é necessário para viabilização do sistema de transporte público e manutenção do contrato.
“Conseguimos que o reajuste ficasse muito abaixo do proposto pelas concessionárias de transporte coletivo. Entretanto, vale destacar que o poder público continuará fiscalizando e aplicando as sanções necessárias às empresas, objetivando uma melhor prestação do serviço a população.
Na última semana, após análise minuciosa da documentação e histórico das concessionárias, a procuradoria geral do município pleiteou ao Poder Judiciário a reavaliação de algumas decisões proferidas, por meio de liminares, com o objetivo de garantir um transporte público de qualidade".
Compartilhe em suas redes sociais:
Últimas notícias
- “Comunidade de Leitores”: Cmei Sete Anões inicia ações do projeto incentivando a escuta, escrita e leitura de diversos gêneros textuais
- Educação Especial Inclusiva realiza visita técnica pedagógica em escolas da Serra
- Secretaria de Desenvolvimento Social abre inscrições para oficina de culinária
- Casa do Futuro promove Mês do MEI com objetivo de impulsionar o empreendedorismo local
- Prefeitura realiza Audiência Pública para discutir a LDO 2026
- Maio Amarelo: prevenção, consciência e ação para um trânsito mais seguro
- 3ª Reunião Geral PSE debate a cultura de paz e o combate à violência nas escolas
- Esporte abre inscrições para o Campeonato Municipal de Futebol 2025 – Categoria Super Master 50
- Aracruz participa do Fórum Permanente de Educação Infantil do Espírito Santo (Fopeies)
- Educação reforça compromisso com metas durante reunião dos Núcleos Regionais do Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo (Paes)