Valorização indígena em pauta no webinar da Prefeitura de Aracruz
A Secretaria de Turismo e Cultura da Prefeitura de Aracruz realizou na noite de ontem (19/04) o Webinar de Valorização Indígena. O evento foi transmitido no Youtube da prefeitura e teve cerca de uma hora de transmissão.
O prefeito Dr. Coutinho fez a fala de abertura: “Sabemos que os povos indígenas sofrem com o preconceito, devido suas línguas, religiões e tradições culturais. Por isso, pensamos nesse momento para dar visibilidade à luta e à presença dos povos Tupinikim e Guarani na nossa cidade. É necessário falar da grandeza desse povo e manter forte as raízes e essa cultura tão rica, tão ancestral”.
Em memória aos 521 anos de resistência indígena
O evento foi realizado para comemorar o Dia de Resistência e Luta dos Povos Indígenas, lembrado em 19 de abril. O debate foi organizado em três painéis temáticos: Executivo com representatividade, Desenvolvimento econômico e Indígena contemporâneo.
O tema central do Webinar foi a valorização dos povos indígenas. Móises Mercier, secretário de Turismo e Cultura, fez uma análise do contexto das aldeias de Aracruz. “Somos o único município capixaba que possui índios aldeados no Estado do Espírito Santo, com duas etnias: o Tupinikim e o Guarani. Atualmente são 12 aldeias em Aracruz. Os Tupinikins são remanescentes daqui, já os Guaranis vieram do sul do país na década de 60”.
A gerente de assuntos indígenas da Prefeitura de Aracruz foi uma das convidadas do encontro. Josi Tupinikim falou no painel Executivo com representatividade. “Todos os dias é dia de resistência e hoje é nosso dia de reafirmação, porque cada dia temos que resistir para dar continuidade a valorização da nossa cultura e garantir nossos direitos”.
Já a vice-governadora do Estado, Jacqueline Moraes, reafirmou a ideia de resistência e existência dos povos indígenas. Ela também falou sobre paradigmas que devem ser rompidos. “Os povos indígenas precisam dessa resistência para manter aquilo que é mais precioso, a sua ancestralidade, a sua cultura, a sua dança, e ainda estarem presentes numa sociedade que tem evoluções tecnológicas. A gente tem que comunicar isso. Talvez o mais difícil seja as pessoas entenderem que este mesmo povo faz parte dessa conectividade mundial, e é preciso quebrar alguns paradigmas”.
Também participaram do "Webinar de Valorização Indígena" o Cacique da Aldeia Nova Esperança Ka’agwy Porã, Marcelo Guarani; o vereador Vilson Jaguareté; o coordenador da comissão de caciques Tupinikim e Guarani, José Luiz Francisco Ramos; o diretor técnico da ADERES, Hugo Tófoli e a Curadora Adjunta de Arte Brasileira do MASP, Sandra Benites.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Educação encerra ciclos de formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) em 2025
- Produtores aprendem manejo do cacau e visitam cultivo referência em curso oferecido pela Semap
- Prefeitura realiza Consulta Pública do Diagnóstico da 2ª Oficina - Plano de Gestão Integrada
- Divulgação Final Após Sorteio - Ambulantes - Informativo 004 do Edital de Chamamento Público n.º 022/2025
- 2º Encontro Nacional de Gestores fortalece a implementação das políticas de recomposição das aprendizagens
- Premiação da Olimpíada Cactus celebra talento e esforço de estudantes e educadores da Rede Municipal de Ensino
- Secretaria de Fazenda aprofunda estudo sobre a Reforma Tributária e as mudanças válidas a partir de 2026
- 64 participantes do Projeto Empreendedorismo Social Qualificando Pessoas são certificados em Guaraná
- Aracruz conquista Selo Diamante de Transparência e Governança Pública 2025 pelo segundo ano consecutivo
- Gestão publica a lista de servidores classificados para a Progressão Horizontal por Merecimento